A HISTÓRIA E NOSSOS TEMPOS: ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA E OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
A HISTÓRIA E NOSSOS TEMPOS: ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA E OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL
Autores
  • José Roberto da Silva Júnior
Modalidade
Resumo
Área temática
ST20 - Recontando a história: desafios do ensino de história diante do negacionismo e revisionismo histórico no Brasil no século XXI
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873532-a-historia-e-nossos-tempos---ascensao-da-extrema-direita-e-os-desafios-para-o-ensino-de-historia-no-brasil
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
História, negacionismo, ensino de história
Resumo
Para o historiador, a compreensão do tempo constitui-se como uma ferramenta indispensável e fundamental ao seu ofício. O domínio sobre este conceito se faz muito caro para os profissionais da história, pois, há uma dupla dimensão do tempo: o tempo enquanto forma de organização do conhecimento histórico, portanto, de caráter didático-epistemológico, mas também o tempo enquanto realidade vivida por esses indivíduos. A partir dessas considerações, o presente artigo tem como objetivo debater sobre as condições históricas e políticas de nosso tempo para o ensino de história. Diante do avançar da extrema-direita e a crise da democracia liberal, analisamos como estes fenômenos materializam-se nos ataques às ciências, principalmente às humanas e sociais, mas, também, aos profissionais que as fazem. Neste sentido, dá-se forma ao que chama-se negacionismo, como estratégia política do referido grupo. Neste trabalho em específico atentemo-nos ao negacionismo histórico, este como um dos elementos centrais para compreendermos as narrativas distópicas e alarmistas dos sujeitos que pactuam deste espectro político. No Brasil, embora com alguns antecedentes, a guinada à extrema-direita tem seu apogeu em 2018, com eleição do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (2018-2022). Evidenciada tal conjuntura, buscamos elencar caminhos para enfrentamento a esses percalços de nosso tempo e profissão. Para além do entendimento das peculiaridades de nossa temporalidade, ou seja, como se vem desenhando o horizonte histórico e político, é necessário a intervenção, a ação direta nesta realidade. Usando as terminologias do historiador francês François Hartog, é necessário “fazer história” e "fazer a história”. Assim, notamos na história pública uma ferramenta de grande potencialidade para o combate a proliferação do negacionismo histórico, promovendo um diálogo maior entre academia e sociedade, levando o conhecimento científico, sério e de qualidade à sociedade civil. Como afirmara o historiador francês, fundador da Escola do Annales, Marc Bloch, o bom historiador consegue falar para os doutos e para os leigos. Portanto, sustentamos que é necessário na academia a projeção dos debates para além do seus muros, deixando de falar apenas e para seus pares. E, em último momento, consideramos o espaço escolar como ambiente privilegiado para tais abordagens, visto que este é o local onde temos o maior contato com o grande público. Para isso, no entanto, faz-se necessário uma aproximação cada vez maior com a linguagem, realidade e anseios de nossos estudantes, o que mais uma vez passa pela correta leitura e análise de nosso tempo e suas peculiaridades. Para este trabalho usamos como metodologia a revisão bibliográfica e recorremos às fontes jornalísticas atuais.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JÚNIOR, José Roberto da Silva. A HISTÓRIA E NOSSOS TEMPOS: ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA E OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873532-A-HISTORIA-E-NOSSOS-TEMPOS---ASCENSAO-DA-EXTREMA-DIREITA-E-OS-DESAFIOS-PARA-O-ENSINO-DE-HISTORIA-NO-BRASIL. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

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