DO LAZER AO APRENDIZADO: O USO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
DO LAZER AO APRENDIZADO: O USO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autores
  • Bianca Alves Barbosa
  • João Batista Gonçalves Bueno
Modalidade
Resumo
Área temática
ST27 - Práticas educativas e história cultural: diálogos interdisciplinares
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873418-do-lazer-ao-aprendizado--o-uso-do-cinema-no-ensino-de-historia
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Cinema, História, Ensino, Tempos Modernos, Trabalho
Resumo
A emergência da Escola dos Annales (1929) possibilitou um novo aparato documental histórico antes desprestigiado pelos metódicos na historiografia, os quais enfatizavam documentos e narrativas institucionais. Assim, com as novas tendências pedagógicas e a Nova História, o cinema passa a ser analisado enquanto um objeto viável ao historiador no campo científico e educacional a partir do seu olhar crítico com o uso das tecnologias dispostas na era digital. No âmbito científico, a revolução documental amplia os segmentos de pesquisa e novos objetos de análise, com fontes visuais, nem sempre escritas. Tais perspectivas chegam ao viés educacional com novas possibilidades pedagógicas de variadas linguagens e fontes históricas, permeando pelo uso de variadas formas de linguagem e aparato tecnológico. O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do uso do cinema enquanto possibilidade didática no processo de ensino e aprendizagem de História viabilizada pela tecnologia, partindo do pressuposto dos filmes enquanto linguagem visual para análise historiográfica e pedagógica. Considerando sua popularidade na perspectiva de entretenimento e lazer, a adequação do universo cinematográfico para sala de aula desperta determinado interesse e descontração ao passo que as imagens em movimento favorecem a representação do evento alinhado aos objetivos, competências e habilidades didáticas específicas. Neste sentido, a pesquisa de cunho bibliográfico e prático, descreve o processo desenvolvido durante a participação no Programa de Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nos anos finais do Ensino Fundamental II. A metodologia se ampara nas perspectivas teóricas para reflexão das relações entre História e cinema na produção Cinema e História (1992) de Marc Ferro, sua perspectiva acerca do potencial poder das imagens defende como o cinema adentra em uma esfera de conhecimento e cultura. Assim representa ideologias e pensamentos eminentes na sociedade que produziu, possuindo uma intenção. A docência, ressaltamos as discussões de Marcos Napolitano em Como usar o cinema na sala de aula (2003), para inserção da sétima arte no ensino de história e outros apontamentos didáticos acerca da história crítica no decorrer da pesquisa. Em segundo momento, discutimos a exibição do filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin como recurso audiovisual sobre a Revolução Industrial, servindo enquanto fonte histórica para análise da sociedade conciliada a formação interpretativa e crítica fomentada pela concretização imagética do passado histórico, sem tomá-lo como cenário totalmente fiel a realidade. O aluno pode compreender as implicações que os eventos históricos possuem em sua realidade. No didático, as produções exibem aspectos e narrativas imagéticas que atiçam a interpretação e captam a atenção em uma análise dinâmica e diversificada dos acontecimentos, favorecendo a discussão de vários temas inseridos na obra. O filme pode acrescentar referências da sociedade e elementos que a compõem. Na linguagem cinematográfica é possível encontrar múltiplas abordagens que agregam na percepção do aluno sobre o discurso político e ideológico difundido na época, compreendendo que novos recursos didáticos favorecem a condução de conhecimento ao compreender a obra e sua representação social, política e cultural, além de se tratar de fontes de análise para a historiografia.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Bianca Alves; BUENO, João Batista Gonçalves. DO LAZER AO APRENDIZADO: O USO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873418-DO-LAZER-AO-APRENDIZADO--O-USO-DO-CINEMA-NO-ENSINO-DE-HISTORIA. Acesso em: 03/06/2025

Trabalho

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