DIDÁTICA DA HISTÓRIA E ARQUÉTIPOS FEMININOS EM QUADRINHOS DE TERROR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE “CARNIÇA E A BLINDAGEM MÍSTICA”

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
DIDÁTICA DA HISTÓRIA E ARQUÉTIPOS FEMININOS EM QUADRINHOS DE TERROR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE “CARNIÇA E A BLINDAGEM MÍSTICA”
Autores
  • TAYANE FERREIRA DE ALMEIDA
Modalidade
Resumo
Área temática
ST16 - História e Linguagens: literatura, música, teatro, cinema e pintura
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/872740-didatica-da-historia-e-arquetipos-femininos-em-quadrinhos-de-terror--uma-analise-a-partir-de-carnica-e-a-blindag
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
narrativa; quadrinho; aprendizagem histórica;
Resumo
A partir da Didática da História, teoria que busca compreender e analisar a construção de saber histórico, propomos a reflexão acerca da familiaridade que o gênero do terror apresenta em relação ao campo da História, visto que temas como violência, moralidade, medo, angústia, preconceitos, dentre outros, são presente em diversas experiências históricas. Além deste ponto, tem-se em perspectiva que o próprio conceito de medo é histórico, a experiência do medo humano se modifica de acordo com seu contexto e adquire uma nova possibilidade de expressão através da arte e literatura, onde estão presente dinâmicas de poder construídas e reiteradas a partir de discursos narrativos, linguísticos e sociais. Por esta razão, destacamos a importância da subjetividade e do imaginário para o campo da ciência histórica, as mais diversas emoções estão presentes na percepção sobre o passado, e possuem influência sobre a interpretação traçada no presente e ao longo do tempo, visto que a História é viva. Compreende-se que o aprendizado histórico é um processo interpretativo orientado pelo tempo e desta forma resulta em narrativas, obras ficcionais como “Carniça e a blindagem mística” (Shiko. 2020) podem ser percebidas como uma materialização da consciência histórica do autor, que pondera o período histórico do Cangaço a luz de seu presente promovendo reflexões palpáveis para o futuro. Em seu enredo, observamos uma reimaginação deste movimento social nordestino a partir da ótica de um bando formado apenas por mulheres, se tratando então de um esforço de imaginação histórica que proporciona através dos seus arquétipos (aqui destaca-se: a mãe, a bruxa e o mosntro) possíveis reflexões sobre questões sócio-culturais que formaram e formam identidades, lutas e resistências sociais. Exemplos desta potencialidade se pauta na ambiguidade dos cangaceiros que se opõem a injustiças sociais e o poder opressor, porém se posicionam de modo violento e autoritário em relação a outras camadas sociais, como as mulheres. A utilização do conceito de arquétipos aqui discutida se pauta na percepção de que estes seriam mediadores entre a consciência e o imaginário coletivo, sendo o segundo referente a símbolos e narrativas tidas como “universais” por serem recorrentes em distintas culturas e contextos ao longo do tempo. Se tratando de conceitos tidos como trans-históricos, ou seja, aqueles que ultrapassam barreiras espaço-temporais, há uma abertura para críticas e questionamentos, assim como toda generalização, entretanto, também oferece potencialidade de reflexão sobre padrões narrativos e interpretativos no ambito histórico, cultural e social. Discutir dinâmicas de poder, cultura e história a partir das emoções e dos símbolos que os arquétipos carregam é incitar a reflexão e análise de discurso e narrativas que podem refletir dinâmicas atuais e potencializar o desenvolvimento de consciência histórica, especialmente se tratando de uma obra brasileira que reflete dinâmicas específicas do nordeste brasileiro. A arte latino americana se demonstra de modo geral, como uma ferramenta poderosa para documentação e análise histórico cultural, os quadrinhos neste contexto apresentam uma extensão desta tradição.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, TAYANE FERREIRA DE. DIDÁTICA DA HISTÓRIA E ARQUÉTIPOS FEMININOS EM QUADRINHOS DE TERROR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE “CARNIÇA E A BLINDAGEM MÍSTICA”.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/872740-DIDATICA-DA-HISTORIA-E-ARQUETIPOS-FEMININOS-EM-QUADRINHOS-DE-TERROR--UMA-ANALISE-A-PARTIR-DE-CARNICA-E-A-BLINDAG. Acesso em: 02/07/2025

Trabalho

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