COMBATE AO RACISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
COMBATE AO RACISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.
Autores
  • yohan gabriel pontes ferreira brito
  • Ofelia Maria de Barros
Modalidade
Resumo
Área temática
ST28 - História e cultura afro-brasileira e indígena na prática de professores/as
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/872577-combate-ao-racismo-na-educacao-basica--diretrizes-curriculares-nacionais-para-o-ensino-das-relacoes-etnico-raciai
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
educação, história, étnico-racial, PCNS, afro-brasileiros, história da África, livro didático
Resumo
Visto as péssimas heranças deixadas pela escravização dos negros no Brasil, se vê necessário políticas públicas e investimento na educação para que esses danos sejam cada vez mais reparados na sociedade, em 1996 foram aprovados os PCNs (parâmetros curriculares nacionais) que auxiliam o professor na reflexão e discussão de assuntos de práticas pedagógicas. Diante disso, aprovados pelo MEC foram introduzidos os conteúdos de história africana, o que teve como resultado o crescimento da força dos movimentos negros brasileiros e uma contraposição ao denominado “mito da democracia racial” idealizado por Gilberto Freyre. Tendo em vista esse documento oficial, deve-se perceber que nos dias atuais é impossível se imaginar um Brasil que não se discuta questões raciais, e principalmente na educação básica. Destarte, no presente artigo tem como objetivo ser analisado como estão organizadas as diretrizes curriculares para o ensino das relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana, também será realizada a análise de livros didáticos do ensino fundamental II. A metodologia utilizada será a qualitativa, ou seja, será feita uma revisão bibliográfica acerca do tema explicitado com autores que têm autoridade sobre o tema como: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Kabengele Munanga e Maria Lúcia da Silva. Além, da análise dos livros didáticos em relação às diretrizes curriculares.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRITO, yohan gabriel pontes ferreira; BARROS, Ofelia Maria de. COMBATE AO RACISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA... In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/872577-COMBATE-AO-RACISMO-NA-EDUCACAO-BASICA--DIRETRIZES-CURRICULARES-NACIONAIS-PARA-O-ENSINO-DAS-RELACOES-ETNICO-RACIAI. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

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