A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA NO CINEMA: A VISÃO DO OPRIMIDO E DO OPRESSOR

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA NO CINEMA: A VISÃO DO OPRIMIDO E DO OPRESSOR
Autores
  • Marina Sampaio Fernandes
  • Clara Freitas Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
ST16 - História e Linguagens: literatura, música, teatro, cinema e pintura
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/866490-a-construcao-da-identidade-latino-americana-no-cinema--a-visao-do-oprimido-e-do-opressor
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Cinema, Imperialismo, Identidade latina
Resumo
Em 1942, o universo do cinema brasileiro ficaria marcado com a chegada do Zé Carioca, personagem criado para o filme Saludos Amigos, uma animação estadunidense produzida pelos estúdios da Disney, marcante pela criação de personagens latinos. Levando em consideração o contexto da tão conhecida Política da Boa Vizinhança firmada entre os Estados Unidos e os países do cone-sul ponderada a partir do falso pretexto da solidariedade e do pan-americanismo, o caso do filme Saludos Amigos expõe uma retórica cultural em prol desse projeto intervencionista dos EUA. Mas para além dessa questão, buscamos enfatizar a mensagem que o filme traz consigo com a representação do “homem latino” a partir da visão do opressor- ou seja, o norte-americano personificado pelo Pato Donald-, a métrica da alteridade entre as nações, emitida através dos personagens de cada país é fundamentada numa hierarquia cultural em que os costumes e peculiaridades dos países latinos, aqui colocados como os oprimidos, são encaixadas no rol de pitoresco e exótico, em contrapartida dos EUA (o colonizador) pensado a partir da cultura superior e moderna. Três décadas após o lançamento de Saludos Amigos, o cineasta Glauber Rocha lançava Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), obra que envolveria o pioneirismo da vanguarda artística e cultural do Cinema Novo, na ordem do dia de um Brasil em que os grupos de esquerda cada vez mais experenciavam uma realidade política à luz de revoluções socialistas. Sob esse ponto de vista, e em contraposição a visão imperialista, a estética da fome é um conceito aqui desenvolvido por Glauber, já que não é possível falar em uma ruptura cultural sem falar da problemática da fome, um fenômeno que o cineasta intitula de miserabilidade, acontece quando “nem o latino comunica sua verdadeira miséria ao homem civilizado, nem o homem civilizado compreende verdadeiramente a miséria do homem latino”, dessa forma, o filme do Cinema Novo nos leva a construir a identidade latino-americana a partir dessa “trágica originalidade” de mostrar uma galeria de famintos, assolados pela seca e abandonados pelo governo. Posta a dualidade em construir a identidade latina-americana nos enredos dos dois filmes aludidos acima, o objetivo da nossa pesquisa está em tecer uma análise acerca da representação do que é ser latino-americano no universo cinematográfico, elencamos então dois filmes (Saludos Amigos e Deus e o Diabo na Terra do Sol) para exemplificar a construção latina a partir da concepção do opressor (uma produtora norte-americana) e do oprimido (latino contrapondo a cultural imperialista). A referida pesquisa é orientada a partir do estudo historiográfico da História Comparada, para isso, elencamos alguns autores (as) como Barros (2014), Zagni (2008), Xavier (2001), Rocha (1963), Schwarcz e Starling (2015) e Leite (2005) para fundamentar a análise em questão. Diante do exposto, concluímos que o movimento proposto por intermédio do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol constrói a identidade do homem latino a partir de uma produção latino-americana, que em nada se relaciona com a imagem apresentada através de Zé Carioca, em uma produção estadunidense imperialista.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Marina Sampaio; SANTOS, Clara Freitas. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA NO CINEMA: A VISÃO DO OPRIMIDO E DO OPRESSOR.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/866490-A-CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-LATINO-AMERICANA-NO-CINEMA--A-VISAO-DO-OPRIMIDO-E-DO-OPRESSOR. Acesso em: 15/06/2025

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