DESAFIOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
DESAFIOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE
Autores
  • Maria José Félix Martins
Modalidade
Resumo
Área temática
ST27 - Práticas educativas e história cultural: diálogos interdisciplinares
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/864091-desafios-historicos-da-educacao-de-jovens-e-adultos-no-brasil--uma-breve-analise
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos, desafios, práticas educacionais.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais desafios enfrentados pelos docentes com a falta de políticas, recursos e estruturas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Sabemos que essa modalidade de ensino está na base da pirâmide educacional, sendo negados direitos básicos como o acesso a básico da estrutura educacional, como sua inclusão na BNCC e ainda a falta de livros didáticos para a modalidade aqui trabalhada, dificultando o processo de aprendizagem e de ensino pelos docentes. De acordo com Arroyo "o educador deve ser valorizado pelo público que leciona e não pelos títulos que possui". Trabalhar com a EJA é ir de acordo com essa afirmação. Os docentes vivem junto com esse público uma realidade desafiadora de obstáculos que se apresentam diante dos espaços escolares e fora deles. Os discentes se desmotivam diante do ensino nos moldes da educação regular e diante de tantos outros como os estigmas que sofrem por não ter concluído os estudos no tempo regular. Somado a tudo isso, os docentes e discentes se vêem em meio a uma realidade de negação e falta de recursos. Não possuem recursos democráticos como os livros didáticos, não têm uma escola com espaço e estruturas para receber suas demandas de sujeitos trabalhadores diurnos e noturnos, e discentes mães com filhos por não terem onde deixar. Essas são algumas das realidades enfrentadas por sujeitos da EJA em todo o Brasil.. Os espaços estruturais que recebem a EJA são os mesmos preparados para a educação regular, deixando com que públicos tão diversos se choquem no próprio sistema de ensino e levando a EJA e seu público alvo as condições mais difíceis dentro do processo educacional. Ao pesquisar sobre os sujeitos que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos, nossa referência, de quem se debruçou em estudar e praticar a vivência com esses indivíduos gira em torno dos escritos do educador brasileiro Paulo Freire. REFERÊNCIAS ARROYO, Miguel G. Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. GADOTTI, Moacir. MOVA, por um Brasil Alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Maria José Félix. DESAFIOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/864091-DESAFIOS-HISTORICOS-DA-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-NO-BRASIL--UMA-BREVE-ANALISE. Acesso em: 16/12/2025

Trabalho

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