PRÓ-ENEM 2024- EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA NA PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA

Publicado em 24/04/2025 - ISSN: 2594-5106

Título do Trabalho
PRÓ-ENEM 2024- EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA NA PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores
  • ADRIANA QUEIROZ DO NASCIMENTO
  • João Augusto Dos Santos Oliveira
  • THALITA MARIA DA SILVA
  • VINO WALKER BARROS COSTA
  • WENDER JORGE LUCIANO DA SILVA
  • Pablo Matheus Viana de Melo
  • HÉLIA FLAVIA ARRUDA DO AMARAL
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvmostradeextensao/1073296-pro-enem-2024--experiencia-e-vivencia-na-pratica-de-ensino-de-geografia
ISSN
2594-5106
Palavras-Chave
Geografia. Ensino. Cursinho-Enem.
Resumo
Na formação de professores, deparamos com várias realidades, a principal delas está nos ambientes escolares, vistos como único espaço de formação docente. Assim, o objetivo deste resumo está em destacar o papel do projeto de extensão universitária pró-enem, no processo de formação Geográfica. Como metodologia, parte-se da análise qualitativa das aulas desenvolvidas no projeto e da relação de aprovados no Sisu. Na formação docente, geralmente, o único destino da prática docente em sido a escola. No entanto, a formação de professores também acontece em projetos oferecidos à comunidade, tal como se apresenta: o PRO-ENEM, que oferece formação preparatória para o Exame do Ensino Médio, visando aumentar suas condições de ingresso na UFMT. O projeto permite aos geógrafos aprender práticas do ser docente. Em 2024, foram realizadas 16 aulas pautando: cartografia, geomorfologia, climatologia, biogeografia, geografia agrária, urbana, geopolítica e globalização, demografia, economia, hidrografia, e a questão ambiental. Os estudantes de Geografia desempenham o papel de professores no cursinho, entrando em contato com a organização didática e o planejamento de aulas, experienciando a prática docente, desenvolvendo técnicas de domínio de sala, bem como práticas que não apenas prendem a atenção dos estudantes como também os auxiliam a lembrar do conteúdo trabalhado. Em 2024, 39 estudantes foram aprovados em diferentes cursos oferecidos pela UFMT, desde Medicina, Direito, Letras, Jornalismo, etc. com uma taxa de aprovação de 51,48%. Entre os estudantes que participaram do projeto, a experiência proporcionou o conhecimento de diferentes práticas de ensino, que favoreceram o aprendizado em distintos campos da Geografia.
Título do Evento
XV Mostra de Extensão
Cidade do Evento
Cuiabá
Título dos Anais do Evento
Anais Mostra de Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, ADRIANA QUEIROZ DO et al.. PRÓ-ENEM 2024- EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA NA PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA.. In: Anais Mostra de Extensão. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvmostradeextensao/1073296-PRO-ENEM-2024--EXPERIENCIA-E-VIVENCIA-NA-PRATICA-DE-ENSINO-DE-GEOGRAFIA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes