MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA A BIOLOGIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISSN: 2594-5106

Título do Trabalho
MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA A BIOLOGIA.
Autores
  • Maria Gislaine dos Santos
  • Elvis Lira da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvmostradeextensao/1071239-mapa-mental-como-ferramenta-de-ensino-para-a-biologia
ISSN
2594-5106
Palavras-Chave
Mapa Mental. Aprendizagem. Biologia.
Resumo
A participação dos estudantes em sala é um grande desafio, sobretudo quando há tecnologias de interação e entretenimento tão disponíveis. Conseguir reter a atenção dos alunos e fazer com que se envolvam com o assunto tratado em aula é uma tarefa trabalhosa e desafiadora. Nesse sentido, as metodologias ativas permitem que os estudantes se tornem mais participativos do seu próprio processo de aprendizagem, além de possibilitarem aos professores iniciantes, ou em formação, estratégias importantes de interação e avaliação. Neste contexto, utilizou-se o mapa mental, um recurso comumente utilizado em métodos ativos, como ferramenta visual e de construção do pensamento para abordar os conteúdos de biologia celular, anatomia e histologia para alunos do Programa de Extensão PRÓ-ENEM. Os alunos foram previamente submetidos às atividades relacionadas ao tema da aula, o que permitiu que o professor analisasse o nível de compreensão de cada um e, de forma mais assertiva, direcionasse a aula e a construção dos mapas mentais, que guiaram uma explicação um pouco mais expositiva do conteúdo. Observou-se que a interação dos alunos e a demonstração de interesse pelo assunto foi maior que em uma aula puramente tradicional, levando os estudantes do programa a questionarem mais a respeito do conteúdo, em comparação com outros métodos de ensino aplicados anteriormente pelo mesmo professor. Em termos gerais, foi possível observar como os mapas mentais trouxeram benefícios significativos para o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado geral, 53, dos 200 estudantes, ingressaram em alguma IES, destes, 50 na UFMT, nos mais variados cursos.
Título do Evento
XV Mostra de Extensão
Cidade do Evento
Cuiabá
Título dos Anais do Evento
Anais Mostra de Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Maria Gislaine dos; SILVA, Elvis Lira da. MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA A BIOLOGIA... In: Anais Mostra de Extensão. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvmostradeextensao/1071239-MAPA-MENTAL-COMO-FERRAMENTA-DE-ENSINO-PARA-A-BIOLOGIA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes