SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTELIGENTES NA CULTURA DO ALGODÃO: PADRÕES DE INFESTAÇÃO E MONITORAMENTO DO BICUDO-DO-ALGODOEIRO (ANTHONOMUS GRANDIS).

Publicado em 23/01/2026 - ISSN: 2675-5734

Título do Trabalho
SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTELIGENTES NA CULTURA DO ALGODÃO: PADRÕES DE INFESTAÇÃO E MONITORAMENTO DO BICUDO-DO-ALGODOEIRO (ANTHONOMUS GRANDIS).
Autores
  • João Pedro Pataro
  • Raphael Balducci
  • Nicholas smaal
  • Pedro viganó da silva santos
  • Wellington Gustavo Bendinelli
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ciências Agrárias
Data de Publicação
23/01/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xviiiconince/1288692-subsidios-para-o-desenvolvimento-de-sistemas-inteligentes-na-cultura-do-algodao--padroes-de-infestacao-e-monitor
ISSN
2675-5734
Palavras-Chave
Bicudo-do-algodoeiro, cotonicultura, monitoramento digital, agricultura de precisão.
Resumo
O bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) é a principal praga da cotonicultura nacional, o que causa severas perdas de produtividade e aumento dos custos de produção. Este estudo teve como objetivo avaliar a intensidade de infestação da praga, comparar métodos de monitoramento e identificar padrões espaciais de ocorrência que subsidiem o desenvolvimento de sistemas inteligentes de detecção e controle. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental da Eduvale, no município de Avaré – SP, em 0,0352 ha, com a cultivar FM974 GLT 200K (BASF), semeada em 15/11/2024, espaçamento de 0,90 m e quatro plantas por metro linear. A poda foi feita a 1,50 m para favorecer o manejo. Três métodos de monitoramento foram comparados: (i) inspeção visual, (ii) registros manuais e (iii) uso do aplicativo BicudoTracker. Os resultados indicaram alta intensidade de infestação, superando 50% dos botões florais atacados em alguns pontos. Os danos foram severos, cerca de 35% das estruturas reprodutivas foram abortadas no início, chegando a 80% no final, comprometendo a formação de maçãs e fibras. Além das perdas quantitativas, houve estresse nas plantas, atraso no ciclo e desuniformidade no desenvolvimento, inviabilizando a recuperação da produtividade esperada. A inspeção visual apresentou maior rapidez na identificação, enquanto o aplicativo possibilitou mapeamento detalhado, embora com falhas ocasionais corrigidas por conferência manual. A integração entre os dois métodos aumentou a precisão do monitoramento. Concluiu-se que a combinação de estratégias analógicas e digitais potencializou o monitoramento e representou um avanço para sistemas automatizados, promovendo maior eficiência e sustentabilidade no manejo do bicudo-do-algodoeiro.
Título do Evento
XVIII CONINCE "A CIÊNCIA NOS UNE"
Cidade do Evento
Avaré
Título dos Anais do Evento
Congresso de Iniciação Científica Eduvale
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PATARO, João Pedro et al.. SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTELIGENTES NA CULTURA DO ALGODÃO: PADRÕES DE INFESTAÇÃO E MONITORAMENTO DO BICUDO-DO-ALGODOEIRO (ANTHONOMUS GRANDIS)... In: Congresso de Iniciação Científica Eduvale. Anais...Avaré(SP) Uneduvale, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xviiiconince/1288692-SUBSIDIOS-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-DE-SISTEMAS-INTELIGENTES-NA-CULTURA-DO-ALGODAO--PADROES-DE-INFESTACAO-E-MONITOR. Acesso em: 13/03/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes