EFICIÊNCIA DE INDUTORES DE RESISTÊNCIA A MANCHA CERCOSPORA BETICOLA EM PLANTAS DE BETERRABA(BETA VULGARIS).

Publicado em 18/12/2024 - ISSN: 2675-5734

Título do Trabalho
EFICIÊNCIA DE INDUTORES DE RESISTÊNCIA A MANCHA CERCOSPORA BETICOLA EM PLANTAS DE BETERRABA(BETA VULGARIS).
Autores
  • amabilis rayana del vechio de campos
  • Denise Nakada Nozaki
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ciências Agrárias
Data de Publicação
18/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xviiconince/926627-eficiencia-de-indutores-de-resistencia-a-mancha-cercospora-beticola-em-plantas-de-beterraba(beta-vulgaris)
ISSN
2675-5734
Palavras-Chave
Qualidade, Quantidade e Severidade.
Resumo
A cultura da beterraba (Beta vulgaris L.) é vulnerável à cercosporiose, uma doença que compromete a produtividade e qualidade das raízes. Este estudo avaliou o impacto de diferentes produtos, incluindo BACILO-X®, sulfato de cobre, PROSIT® e extrato de algas, no desenvolvimento de Cercospora beticola e no crescimento da planta. O experimento foi conduzido em delineamento em blocos casualizados (DBC), no canteiro experimental da Faculdade Eduvale, em Avaré-SP. Foram testados seis tratamentos com quatro repetições: T-1 testemunha, T-2 BACILO-X, T-3 extrato de algas, T-4 sulfato de cobre, T-5 PROSIT e T-6 BACILO-X + PROSIT. As aplicações dos tratamentos foram realizadas 22 e 31 dias após o transplante das mudas, utilizando-se um pulverizador costal experimental (modelo Herbicat), propelido por co2 comprimido com uma ponta jato leque e com pressão de 2 bar. As avaliações foliares foram feitas sete dias após cada aplicação (DAA), analisando dez folhas aleatórias com uma escala diagramática. O teste de Tukey a 5% revelou que, aos 29 e 38 dias, não houve diferença significativa entre os tratamentos. Contudo, ao calcular a eficiência dos tratamentos pela fórmula de Abbott, os tratamentos T-6 teve eficiência igual a 81,81% e T-2 eficiência de 36,54% mostraram maior eficiência em comparação aos demais. O tratamento T-5 apresentou menor eficiência que a testemunha, indicando maior severidade da cercosporiose em relação ao controle.
Título do Evento
XVII CONINCE "INCLUSÃO E EQUIDADE: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS"
Cidade do Evento
Avaré
Título dos Anais do Evento
Anais do congresso de iniciação científica da Faculdade Eduvale de Avaré
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAMPOS, amabilis rayana del vechio de; NOZAKI, Denise Nakada. EFICIÊNCIA DE INDUTORES DE RESISTÊNCIA A MANCHA CERCOSPORA BETICOLA EM PLANTAS DE BETERRABA(BETA VULGARIS)... In: Anais do congresso de iniciação científica da Faculdade Eduvale de Avaré. Anais...Avaré(SP) Eduvale, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xviiconince/926627-EFICIENCIA-DE-INDUTORES-DE-RESISTENCIA-A-MANCHA-CERCOSPORA-BETICOLA-EM-PLANTAS-DE-BETERRABA(BETA-VULGARIS). Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes