“O PROFETA VASCAÍNO”: EURICO MIRANDA E EXPRESSÃO DA VASCAINIDADE NAS NARRATIVAS DA BIOGRAFIA/AUTOBIOGRAFIA "TODOS CONTRA ELE"

Publicado em 19/08/2022 - ISBN: 978-65-5941-789-6

Título do Trabalho
“O PROFETA VASCAÍNO”: EURICO MIRANDA E EXPRESSÃO DA VASCAINIDADE NAS NARRATIVAS DA BIOGRAFIA/AUTOBIOGRAFIA "TODOS CONTRA ELE"
Autores
  • Letícia Costa Marcolan
Modalidade
Apresentação de trabalho em simpósio temático
Área temática
ST03 - Esportes, narrativas orais e memória
Data de Publicação
19/08/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xviencontronacionaldehistoriaoral/493669-o-profeta-vascaino--eurico-miranda-e-expressao-da-vascainidade-nas-narrativas-da-biografiaautobiografia-todos
ISBN
978-65-5941-789-6
Palavras-Chave
Clubismo; Dirigentes esportivos; Eurico Miranda
Resumo
No dia 30 de abril de 2022, os sócios do Clube de Regatas Vasco da Gama deram mais um passo na transformação do clube em SAF, Sociedade Anônima do Futebol. Em comentário sobre o episódio no podcast “Posse de Bola”, o jornalista Juca Kfouri ironizou a indignação de alguns torcedores vascaínos ante a possibilidade do clube ter um dono, pois de acordo com ele “o Vasco foi de Eurico Miranda e família durante anos e anos”. Não é de hoje que Eurico Miranda e grande parte dos dirigentes esportivos são representados na imprensa especializada como figuras anacrônicas frente ao moderno, racional e globalizado futebol de espetáculo. Contudo, o problema dessa linha interpretativa é que ela recorre a visões estereotipadas da política latino-americana. O entendimento de líderes como Eurico cai, sobretudo, na gramática do caudilhismo e do populismo, categorias que se tomadas em tom pejorativo, são entendidas como uma forma de manipulação pura e simples de uma massa de ignorantes por um líder carismático. A historiografia brasileira, contudo, já superou essa noção de “massa amorfa”, bem como, a possibilidade da existência de um indivíduo ou regime que se imponha sobre sem contestação ou negociação. Nesse sentido, na contramão da interpretação midiática, busco entender a permancência de Eurico Miranda na gestão do clube cruzmaltino como parte de uma “profissão de fé”, como se Eurico tivesse sido um “profeta vascaíno”, capaz de encarnar magistralmente a “vascainidade”. Fonte central para entender esse alinhamento, entre a trajetória de vida do dirigente ao clube, é a biografia/autobiografia de Eurico, intitulada Todos contra ele. Este trabalho, dessa forma, tem como objetivo compreender as narrativas contidas em Todos contra ele como parte da incorporação, por parte do dirigente vascaíno, tanto em suas práticas quanto em suas representações, da máscara clubística da agremiação. Esta, entendida, grosso modo, a partir de uma posição de “marginalidade”, ou melhor, de outsider em relação aos seus rivais cariocas. O quadro teórico-metodológico inspira-se, de modo geral, nos pressupostos da Antropologia da Política, refiro-me, em especial, aos trabalhos de Karina Kuschnir (1999, 2002, 2007) e daqueles dedicados aos dirigentes esportivos, tais como, Matias Godio (2010), Luiz Guilherme Burlamaqui Rocha (2013; 2019), Renato Coutinho (2014) e Deivid Ferreira (2020). As narrativas de cunho biográfico/autobiográfico presentes no livro, são entendidas a partir dos estudos desenvolvidos por Philippe Lévillain (1996), Pierre Bourdieu (2002), Didier Musiedlak (2006) e Benito Schmidt (2017). Por fim, ressalto que as reflexões aqui esboçadas fazem parte da minha pesquisa em andamento à nível de mestrado no PPHPBC da FGV/CPDOC.
Título do Evento
XVI Encontro Nacional de História Oral - Pandemia e Futuros Possíveis
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARCOLAN, Letícia Costa. “O PROFETA VASCAÍNO”: EURICO MIRANDA E EXPRESSÃO DA VASCAINIDADE NAS NARRATIVAS DA BIOGRAFIA/AUTOBIOGRAFIA "TODOS CONTRA ELE".. In: Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XVIEncontroNacionaldeHistoriaOral/493669-O-PROFETA-VASCAINO--EURICO-MIRANDA-E-EXPRESSAO-DA-VASCAINIDADE-NAS-NARRATIVAS-DA-BIOGRAFIAAUTOBIOGRAFIA-TODOS. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes