“ERA LINDO, AS PESSOAS DANÇAVAM E CANTAVAM, TINHA UMA TERRA MARAVILHOSA CHAMADA RIO DE JANEIRO”: AS CHANCHADAS EM DEPOIMENTOS NA EXPOSIÇÃO MUSICAIS NO CINEMA (MIS-SP, 2019/2020)

Publicado em 19/08/2022 - ISBN: 978-65-5941-789-6

Título do Trabalho
“ERA LINDO, AS PESSOAS DANÇAVAM E CANTAVAM, TINHA UMA TERRA MARAVILHOSA CHAMADA RIO DE JANEIRO”: AS CHANCHADAS EM DEPOIMENTOS NA EXPOSIÇÃO MUSICAIS NO CINEMA (MIS-SP, 2019/2020)
Autores
  • Carlos Eduardo Pinto de Pinto
Modalidade
Apresentação de trabalho em simpósio temático
Área temática
ST13 - História Oral e Culturas Visuais
Data de Publicação
19/08/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xviencontronacionaldehistoriaoral/493613-era-lindo-as-pessoas-dancavam-e-cantavam-tinha-uma-terra-maravilhosa-chamada-rio-de-janeiro--as-chanchadas-em
ISBN
978-65-5941-789-6
Palavras-Chave
Musicais no cinema; MIS-SP; chanchadas; cultura urbana; sociabilidade carioca; Rio de Janeiro; oralidade; visualidade;
Resumo
Entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) exibiu a exposição Musicais no cinema, com o propósito de apresentar um vasto panorama sobre o gênero em diversos lugares e temporalidades. Como parte principal da mostra, ou em eventos paralelos, foram realizadas entrevistas com artistas e intelectuais a respeito de suas relações com os musicais. Nesse material, as menções às chanchadas estão presentes, tanto como registro de uma memória afetiva – caso do trecho do depoimento de Silvio de Abreu citado no título deste resumo –, quanto como objeto de análise de acadêmicos e/ou cinéfilos, como Hernani Heffner. O objetivo desta apresentação é abordar esse material, procurando apreender os modos como o gênero chanchada foi referenciado, com especial interesse pela representação do Rio de Janeiro. Os depoimentos, perpetuados no catálogo da mostra por meio de transcrições e no site da instituição através de vídeos e registros sonoros, formam instigante conjunto documental a respeito da memória do cinema em geral e do brasileiro, especialmente das chanchadas. No âmbito deste gênero, os registros ainda possibilitam perceber como os discursos empreendem conexões entre o cinema e a cultura urbana, ao mobilizarem a sociabilidade carioca e a representação visual do Rio como traços de sua identidade. A disponibilidade do acervo para além do tempo de duração da mostra amplia a noção de espaço público, não mais restrito às salas físicas do Museu, mas incluindo os suportes físico (catálogo) e virtual (site), entrelaçando oralidade e visualidade em prol da constituição de um campo de reflexão e memória a respeito da expressão audiovisual.
Título do Evento
XVI Encontro Nacional de História Oral - Pandemia e Futuros Possíveis
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINTO, Carlos Eduardo de. “ERA LINDO, AS PESSOAS DANÇAVAM E CANTAVAM, TINHA UMA TERRA MARAVILHOSA CHAMADA RIO DE JANEIRO”: AS CHANCHADAS EM DEPOIMENTOS NA EXPOSIÇÃO MUSICAIS NO CINEMA (MIS-SP, 2019/2020).. In: Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XVIEncontroNacionaldeHistoriaOral/493613-ERA-LINDO-AS-PESSOAS-DANCAVAM-E-CANTAVAM-TINHA-UMA-TERRA-MARAVILHOSA-CHAMADA-RIO-DE-JANEIRO--AS-CHANCHADAS-EM. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes