A ESCOLA QUE EU ESTUDEI NÃO É A MESMA QUE MEUS FILHOS ESTUDAM: A ESCOLA PÚBLICA BÁSICA ATRAVÉS DAS RECORDAÇÕES E IMPRESSÕES DE PAIS E MÃES.

Publicado em 19/08/2022 - ISBN: 978-65-5941-789-6

Título do Trabalho
A ESCOLA QUE EU ESTUDEI NÃO É A MESMA QUE MEUS FILHOS ESTUDAM: A ESCOLA PÚBLICA BÁSICA ATRAVÉS DAS RECORDAÇÕES E IMPRESSÕES DE PAIS E MÃES.
Autores
  • Maria Antonia Veiga Adrião
  • Gizele Lima Dos Santos
Modalidade
Apresentação de trabalho em simpósio temático
Área temática
ST01 - História Oral e Narrativas de Professores/as
Data de Publicação
19/08/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xviencontronacionaldehistoriaoral/491994-a-escola-que-eu-estudei-nao-e-a-mesma-que-meus-filhos-estudam--a-escola-publica-basica-atraves-das-recordacoes-e-
ISBN
978-65-5941-789-6
Palavras-Chave
Formação Escolar, Memória educacional, Memória Social.
Resumo
Estudar as narrativas orais de moradores/as da região noroeste cearense sobre seus tempos de estudantes na escola básica será uma oportunidade para conhecermos suas impressões e reflexões sobre essa experiência e sobre a escola e pode servir para uma revisão de pressupostos do que representa a escola para eles e elas que em sua maioria não concluiu a escola, e que por sua vez, possuem ou possuíram filhos/as estudando nessas escolas que podem ter vivenciado experiências semelhantes. Observamos em conversas com diretorias e docentes ao visitar escolas situadas nessa região do Ceará na condição de coordenadora e orientadora de Estágios Supervisionados Obrigatórios e não obrigatórios como o Residência Pedagógica (CAPES 2018-2020), que existe um hiato entre escola, pais e mães que seria bom investigar as razões. Genitores/as comparecem às escolas para as avaliações dos/as suas filhas ou para atender a uma emergência quando são solicitados, no mais das vezes direções, coordenações e docentes referem-se a eles e elas como ausentes e até negligentes com participações desinteressadas e descuradas no referente ao acompanhamento dos/as filhas. Porém, percebe-se uma contradição em razão de tratar-se de gerações que estudaram e até concluíram a escola. Portanto, pareceu-nos oportuno sugerir um projeto que foi aprovado em 2021 com uma bolsa de iniciação cientifica/FUNCAP. O objetivo é investigar as recordações das vivências na escola, o que representou essa experiência e o que representa a escola, o que se alterou na formação escolar das gerações que a ingressam entre 1980-2010, como também investigar suas inserções sociais e no trabalho. Iniciamos pela cidade onde reside a bolsista para facilitar deslocamentos e outros trâmites enquanto conseguimos financiamento. Foi solicitado apoio da escola para o acesso ao arquivo de matrículas para dele escolhermos aqueles/as que serão entrevistadas. Como a região abrange 47 municípios propusemos uma escola em cada município dos vinte assistidos pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação CREDE-6, a qual tomamos como referência. As fontes são as fichas de matrículas, fotografias do arquivo escolar e dos/as entrevistadas e outros documentos que possuam em seus arquivos pessoais, relatos orais gravados em áudio e vídeo, fotos da pesquisa. Le Goff (1998), Lowenthal (1998), Gandon (2001), Khoury (2001); Portelli (2001;2006), Fonseca (2006), Scott (2013), De Jesus (2014), Arroyo (2014), Adrião (2016); Hooks (2017), Santos (2020) ajudaram-nos a refletir sobre memória e pesquisa social, fonte oral, cultura escolar, estrutura política-educacional, preconceitos etc. A investigação no arquivo está em andamento e já dispomos de uma lista de nomes de ex-alunos/as da escola requisitada para as entrevistas.
Título do Evento
XVI Encontro Nacional de História Oral - Pandemia e Futuros Possíveis
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ADRIÃO, Maria Antonia Veiga; SANTOS, Gizele Lima Dos. A ESCOLA QUE EU ESTUDEI NÃO É A MESMA QUE MEUS FILHOS ESTUDAM: A ESCOLA PÚBLICA BÁSICA ATRAVÉS DAS RECORDAÇÕES E IMPRESSÕES DE PAIS E MÃES... In: Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XVIEncontroNacionaldeHistoriaOral/491994-A-ESCOLA-QUE-EU-ESTUDEI-NAO-E-A-MESMA-QUE-MEUS-FILHOS-ESTUDAM--A-ESCOLA-PUBLICA-BASICA-ATRAVES-DAS-RECORDACOES-E-. Acesso em: 28/05/2025

Trabalho

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