NARRATIVAS ORAIS DE CANTORES INDÍGENAS GAVIÃO DA TI MÃE MARIA

Publicado em 19/08/2022 - ISBN: 978-65-5941-789-6

Título do Trabalho
NARRATIVAS ORAIS DE CANTORES INDÍGENAS GAVIÃO DA TI MÃE MARIA
Autores
  • CICERO TERESA DOS SANTOS
Modalidade
Apresentação de trabalho em simpósio temático
Área temática
ST15 - Populações Tradicionais
Data de Publicação
19/08/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xviencontronacionaldehistoriaoral/488927-narrativas-orais-de-cantores-indigenas-gaviao-da-ti-mae-maria
ISBN
978-65-5941-789-6
Palavras-Chave
Palavras-chave: Cantor Indígena; Povo Gavião; Cultura.
Resumo
O trabalho busca discorrer sobre as narrativas orais de cantores indígenas, visando discutir a importância destes nas brincadeiras tradicionais do povo Gavião, na Terra Indígena Mãe Maria (TIMM), localizada em Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense. Na TIMM encontra-se três grupos indígenas, sendo eles: Parkatêjê, K?ikatêjê e Akrâtikatêje. O território tradicional dos Gavião compreendia a margem direita do médio e baixo rio Tocantins e as cabeceiras do rio Capim. A reunião dos três grupos na TIMM, inicialmente destinada aos Parkatêjê, decorreu de deslocamentos compulsórios em decorrência da expansão da agropecuária e dos grandes projetos na Amazônia. Segundo Krôhôkrenhum (M? ikw? tekjê ri/Isto pertence ao meu povo, 2011, p. 25) os K?ikatêjê e Akrâtikatêje “são turmas que foram retiradas de seus territórios, respectivamente em Igarapé do Frade (MA) e Tucuruí (PA)”. Esses povos indígenas foram denominados Gavião no processo histórico de expansão e contato com os não-índios que passaram a chamá-los assim por usarem penas de gavião em seus arcos e flechas, bem como em adornos corporais, de uso comum entre as pessoas do grupo. Efetivamente o gavião é uma referência identitária desse povo, por isso está presente em performances corporais. Observa-se que esse povo ao realizar suas manifestações culturais tem sempre a presença do cantor. Essa figura é “um especialista, embora todos de um modo geral conheçam os textos”, mas que podem também serem criados de improviso e tratam temas da vida e de seu ambiente (Katyi Leopoldina, Cantos de Caçador: Povo Parkatêjê, s/d, p. 2). O referencial metodológico da história oral será Portelli (História oral como arte da escuta, 2016) e Meihy e Holanda (História Oral: como fazer, como pensar, 2013), compreendendo a história oral como arte da escuta e do diálogo. A pesquisa está sendo desenvolvida com a realização de entrevistas temáticas, mas que aborda prática da tradição oral. Assim, a metodologia da pesquisa será qualitativa, onde poderemos melhor analisar a função do cantor nas práticas culturais desse povo. Para Minayo (Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, 2002) é a forma mais segura para responder questões muito particularizadas, quando se trata de estudar relações sociais ou culturais onde há possibilidades de compreender e explicar a dinamicidade que envolve questões sociais tais quais crenças, valores e hábitos. As fontes orais estão sendo produzidas com cantores indígenas e/ou ainda com aqueles que participam das brincadeiras na TIMM. Esse trabalho está em andamento como parte da pesquisa de dissertação de mestrado, realizada no Programa de Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Título do Evento
XVI Encontro Nacional de História Oral - Pandemia e Futuros Possíveis
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, CICERO TERESA DOS. NARRATIVAS ORAIS DE CANTORES INDÍGENAS GAVIÃO DA TI MÃE MARIA.. In: Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XVIEncontroNacionaldeHistoriaOral/488927-NARRATIVAS-ORAIS-DE-CANTORES-INDIGENAS-GAVIAO-DA-TI-MAE-MARIA. Acesso em: 09/09/2025

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