O PAISAGISMO SONORO DO CORDEL E REPENTE NO PIAUÍ (1930-1970)

Publicado em 19/08/2022 - ISBN: 978-65-5941-789-6

Título do Trabalho
O PAISAGISMO SONORO DO CORDEL E REPENTE NO PIAUÍ (1930-1970)
Autores
  • Amanda Ribeiro da Silva
  • Maria do Amparo Borges Ferro
Modalidade
Apresentação de trabalho em simpósio temático
Área temática
ST02 - História Oral e Memória das Artes, da Cultura e da Criatividade
Data de Publicação
19/08/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xviencontronacionaldehistoriaoral/488549-o-paisagismo-sonoro-do-cordel-e-repente-no-piaui-(1930-1970)
ISBN
978-65-5941-789-6
Palavras-Chave
Paisagismo sonoro, cordel, repente, história oral
Resumo
Neste estudo de natureza historiográfica investiga-se o paisagismo sonoro do cordel e repente no Piauí no período de 1930 a 1970. O recorte temporal refere-se a infância dos participantes da pesquisa e seus primeiros contatos com o universo da cantoria e literatura popular no interior do Piauí. O objetivo geral é analisar a memória sonora a partir dos ouvintes de cordel e repente no Piauí. A inquietação principal da investigação esta ancorada na seguinte questão: Como a paisagem sonora evoca memórias dos ouvintes de cordel e repente do Piauí? As referências teóricas estão baseadas em autores como: Corbin (1998), Halbwachs (1990) e Bosi (1994) nos estudos sobre memória; na História Oral: Delgado (2010) e Meihy ( 1998); Na literatura e literatura de cordel: Ferro (2010), Camara Cascudo (1978), Ribeiro (1995 e 1997), Nunes (2003), Galvão (2006) e Costa (2010); no Repente com Sautchuk (2012). Quanto à metodologia, os depoimentos são o ponto central das análises, uma vez que utilizou-se a história oral como método, mais especificamente a história oral temática que se interessa por pontos específicos da história dos indivíduos. As fontes utilizadas foram jornais e revistas, além de fontes orais extraídas das entrevistas com cordelistas, repentistas e vendedor de cordéis. Para análise dos dados, destacou-se de cada conteúdo os temas gerais a serem abordados buscando compreender a especificidade de cada fala. Em seguida, as entrevistas foram organizadas numa espécie de “unidade especial”, com a finalidade de fazer o cruzamento entre as informações coletadas segundo as orientações de Delgado (2010) e Meihy (1998). Os resultados da pesquisa demonstram que a paisagem sonora faz parte do processo identitário da memória dos colaboradores deste estudo, pois seu inventário sonoro influencia nas emoções e na representação individual e coletiva do cotidiano Piauiense, fazendo com que mais tarde, cordel e repente desenhem de alguma forma suas profissões e sentidos atribuídos as suas paixões cantadas e versejadas.
Título do Evento
XVI Encontro Nacional de História Oral - Pandemia e Futuros Possíveis
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Amanda Ribeiro da; FERRO, Maria do Amparo Borges. O PAISAGISMO SONORO DO CORDEL E REPENTE NO PIAUÍ (1930-1970).. In: Pandemia e Futuros Possíveis: Anais do XVI Encontro Nacional de História Oral. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XVIEncontroNacionaldeHistoriaOral/488549-O-PAISAGISMO-SONORO-DO-CORDEL-E-REPENTE-NO-PIAUI-(1930-1970). Acesso em: 13/07/2025

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