OFICINA DE QUÍMICA EM ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR: MÚSICA NO ENSINO NÃO FORMAL DE QUÍMICA PARA MULHERES ADICTAS EM “RECUPERAÇÃO”

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
OFICINA DE QUÍMICA EM ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR: MÚSICA NO ENSINO NÃO FORMAL DE QUÍMICA PARA MULHERES ADICTAS EM “RECUPERAÇÃO”
Autores
  • Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz
  • Verusca Moss Simões dos Reis
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849733-oficina-de-quimica-em-abordagem-transdisciplinar--musica-no-ensino-nao-formal-de-quimica-para-mulheres-adictas-em
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Química e música; Transdisciplinaridade; Mulheres adictas em “recuperação”.
Resumo
Na sociedade contemporânea, são diversas as manifestações artísticas que perpassam os campos das ciências – naturais, sociais ou humanas – e da música. Nesse sentido, observa-se que a correlação “química e música” também faz parte da cultura: canções como “Cupim de ferro”, do compositor Lenine (2015) em seu álbum “Carbono”, contribuem para um cenário cultural permeado por música e ciências, neste caso, as da natureza. Temáticas da química ressoam no cancioneiro brasileiro, mas esse entrelaçar é um aspecto cultural que, muitas vezes, passa despercebido por certas parcelas da população. Em especial, ao se tratar de pessoas assistidas em Comunidades Terapêuticas (CTs), questiona-se: que tipos de atividades culturais estão presentes no cotidiano de mulheres adictas em “recuperação”? De que maneira a música pode corroborar no ensino não formal de química em uma CT feminina? Qual é a concepção de “química” para mulheres em tratamento de drogadição? Fundamentado em Morin (2005), Merriam (1964) e Goffman (1981), este trabalho consiste na proposta de elaboração, aplicação e avaliação de uma oficina de química com música em uma CT feminina, localizada em Campos dos Goytacazes-RJ. O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de pesquisa que visa investigar a potencialidade de uma oficina que, em abordagem transdisciplinar, busca contribuir para o ensino não formal de química, considerando a experienciação da música por mulheres adictas em "recuperação". A metodologia de pesquisa possui viés qualitativo, do tipo estudo de caso, com observação participativa e entrevistas para coleta de dados, os resultados serão analisados de acordo com Bardin (2009). Por fim, esta pesquisa corrobora para a ampliação de discussões acadêmicas sobre a importância da cultura em CTs, lançando luz sobre a correlação “química e música” como um elemento cultural e contribuindo para novas possibilidades de ensino não formal de química para mulheres adictas em processo de “reabilitação”.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRUZ, Rayana Machado Vicente dos Santos; REIS, Verusca Moss Simões dos. OFICINA DE QUÍMICA EM ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR: MÚSICA NO ENSINO NÃO FORMAL DE QUÍMICA PARA MULHERES ADICTAS EM “RECUPERAÇÃO”.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849733-OFICINA-DE-QUIMICA-EM-ABORDAGEM-TRANSDISCIPLINAR--MUSICA-NO-ENSINO-NAO-FORMAL-DE-QUIMICA-PARA-MULHERES-ADICTAS-EM. Acesso em: 08/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes