A INCLUSÃO SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) E OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (IFS), POR MEIO DO NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE)

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
A INCLUSÃO SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) E OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (IFS), POR MEIO DO NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE)
Autores
  • Sayonara de Paula Almeida Félix
  • Aline Couto da Costa
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849687-a-inclusao-social-e-sua-relacao-com-a-educacao-profissional-e-tecnologica-(ept)-e-os-institutos-federais-de-educa
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
NAPNE; Educação Inclusiva; Educação Profissional e Tecnológica; IFs.
Resumo
A Inclusão é produto de uma educação plural, democrática e transgressora, que se torna um motivo a mais para que a educação se atualize (Mantoan, 2003). Este estudo abrange a inclusão no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio da atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), que tem um papel fundamental na tentativa de promover uma educação efetivamente inclusiva. No entanto, é necessário ter conhecimento sobre esse tema, para que seja possível realizar trabalhos em prol da inclusão social dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na EPT. Este estudo tem, como objetivo, compreender o contexto da Inclusão Social e da Educação e Escola Inclusiva e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica e, mais especificamente, com os Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFs), caracterizando a criação e as funções do NAPNE. Para isso, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas, com consultas a livros e artigos científicos, e documentais, por meio de legislações, normas etc. Como resultado, verificou-se a existência de um amplo conhecimento sobre as temáticas envolvidas, bem como a importância do entendimento sobre os temas para o desenvolvimento de ações favoráveis à inclusão na EPT e nos IFs.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FÉLIX, Sayonara de Paula Almeida; COSTA, Aline Couto da. A INCLUSÃO SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) E OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (IFS), POR MEIO DO NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE).. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849687-A-INCLUSAO-SOCIAL-E-SUA-RELACAO-COM-A-EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA-(EPT)-E-OS-INSTITUTOS-FEDERAIS-DE-EDUCA. Acesso em: 24/10/2025

Trabalho

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