AS DIMENSÕES DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
AS DIMENSÕES DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)
Autores
  • Jerônimo da Silva Prudêncio
  • Vanuza da Silva Pereira Ney
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849374-as-dimensoes-da-desigualdade-educacional--uma-analise-do-plano-municipal-de-educacao-de-campos-dos-goytacazes-(rj
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
políticas educacionais, desigualdade educacional, desenvolvimento regional
Resumo
Potencializada por uma agenda neoliberal, em curso desde o final do século XX, a desigualdade educacional é um fenômeno complexo. Em Campos dos Goytacazes(RJ), podemos identificar dimensões dessa desigualdade, a saber, o acesso à educação e a qualidade da educação ofertada pelo Estado. Com o objetivo de mitigar essa desigualdade, emerge no âmbito Federal o Plano Nacional de Educação (2014/2024). Como desdobramento do PNE, surge o Plano Municipal de Educação (PME) de Campos dos Goytacazes (RJ), aprovado em 2015, o qual estabelece diversas metas e estratégias para a educação municipal, visando à melhoria da qualidade do ensino e à garantia do acesso universal, além da equidade e da valorização dos profissionais da educação. Com efeito, tendo em vista que a construção da Educação se dá por meio da aplicação de políticas públicas, servindo como importante vetor para o desenvolvimento regional esta pesquisa objetiva analisar em que medida as ações implementadas pelo Plano Municipal de Educação (PME) de Campos dos Goytacazes (2015/2025) contribuíram para a redução das desigualdades educacionais existentes no Ensino Fundamental – anos finais desse município. Para tanto utiliza-se uma abordagem qualitativa (Minayo, 2015) por meio de uma análise documental Flick (2013), do PME de Campos dos Goytacazes. Para verificar se as metas do Ensino Fundamental - anos finais estão sendo atingidas, utiliza-se como indicador o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). E a fim de verificar se as políticas implementadas foram potentes para reverberar no desenvolvimento de Campos, utiliza-se complementarmente o indicador do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Parte-se da hipótese de que o Plano Municipal de Educação de Campos ainda não apresentou resultados que mostram o redução das desigualdades educacionais. Como evidência da ineficiencia do PME, pode-se destacar o fato de que desde 2013 Campos dos Goytacazes não têm atingido sequer a meta do IDEB.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PRUDÊNCIO, Jerônimo da Silva; NEY, Vanuza da Silva Pereira. AS DIMENSÕES DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ).. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849374-AS-DIMENSOES-DA-DESIGUALDADE-EDUCACIONAL--UMA-ANALISE-DO-PLANO-MUNICIPAL-DE-EDUCACAO-DE-CAMPOS-DOS-GOYTACAZES-(RJ. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

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