PENSAMENTO COMPLEXO E A ESTIMULAÇÃO DE HABILIDADES AUDITIVAS EM ALFABETIZANDOS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
PENSAMENTO COMPLEXO E A ESTIMULAÇÃO DE HABILIDADES AUDITIVAS EM ALFABETIZANDOS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Autores
  • Elizabeth Matilda Oliveira Williams
  • ANDRE FERNANDO UEBE MANSUR
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849307-pensamento-complexo-e-a-estimulacao-de-habilidades-auditivas-em-alfabetizandos--uma-analise-bibliometrica
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Pensamento Complexo; Estimulação de Habilidades Auditivas; Alfabetizandos; Análise Bibliométrica.
Resumo
Este estudo teve origem a partir de pensamentos inquietantes e constantes em que sempre foram intrigantes na vida profissional da autora deste artigo, a qual é Fonoaudióloga e trabalha na saúde e educação, fazendo com que esta embarcasse na vida discente como doutoranda em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense em Campos do Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Em vista do exposto acima, a autora se interrogava de modo empírico, como poderia acontecer a alfabetização do aluno em relação ao processo das habilidades auditivas, se ele tinha um planejamento executado com a professora diariamente, pois poderia ser algo relacionado as questões das habilidades do processamento auditivo central. Assim, a presente pesquisa objetivou destacar, por meio da análise bibliométrica, as produções acadêmicas, indexadas em algumas bases científicas sobre aplicações práticas do Pensamento Complexo em pesquisas recentes e relevantes relacionadas ao treinamento das habilidades auditivas e a alfabetização. Na busca utilizando por meio de um levantamento dos termos: Applied Complex Thinking (Pensamento Complexo Aplicado), Stimulation of auditory skills (estimulação das habilidades auditivas), Literacy (alfabetização) em article title, abstract e keywords no dia 26 de abril de 2024 com uso do operador booleano AND nas bases de dados EduCaps, Scopus, Scielo, Capes e Google Acadêmico não foram encontradas pesquisas com essa temática. Espera-se que a produção textual deste trabalho tenha sido gratificante para os profissionais das diferentes áreas, dentre eles, os pesquisadores e docentes, podendo conduzir e inovar seus trabalhos científicos de maneira precisa a partir de análises bibliométricas, aprendendo as suas funcionalidades e as colocando em prática do mesmo modo que, as informações obtidas nesta pesquisa possam contribuir para a ampliação do entendimento acerca do tema abordado.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WILLIAMS, Elizabeth Matilda Oliveira; MANSUR, ANDRE FERNANDO UEBE. PENSAMENTO COMPLEXO E A ESTIMULAÇÃO DE HABILIDADES AUDITIVAS EM ALFABETIZANDOS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849307-PENSAMENTO-COMPLEXO-E-A-ESTIMULACAO-DE-HABILIDADES-AUDITIVAS-EM-ALFABETIZANDOS--UMA-ANALISE-BIBLIOMETRICA. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes