UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO POE PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO POE PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Verônica Andrade Machado Silva
  • Vantelfo Nunes Garcia
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849170-uma-proposta-didatica-utilizando-o-metodo-poe-para-o-ensino-de-eletromagnetismo-no-ensino-medio
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Atividades experimentais e computacionais. Aprendizagem significativa. Eletromagnetismo.
Resumo
Ao longo dos anos, o ensino da Física tem-se mantido fiel às tradições. Por muitas vezes, enfrenta desafios gerados pela falta de recursos interativos e práticos que podem dificultar a compreensão de princípios fundamentais. O presente trabalho faz uma proposta didática baseada no método POE (Prescrever - Observar - Explicar) que visa estimular os discentes a expressarem as suas ideias prévias, proporciona a interação entre os alunos através do uso de simuladores e experimentos, fazendo com que estes sejam participantes ativos no processo de aprendizagem. A sequência didática tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e será estruturada em 10 encontros, onde serão abordados conceitos de eletromagnetismo em uma turma do 3º ano do ensino médio em uma escola particular na cidade de Macaé. Além do uso de experimentos e simuladores, pretende-se usar na sequência didática vídeos, mapas conceituais e jogos, como o Kahoot e Wordwall. A presente pesquisa possui caráter qualitativo do tipo estudo de caso e tem como objetivo fazer apreensões sobre o ensino, diante de uma intervenção didática diferenciada envolvendo o tema eletromagnetismo. Espera-se que esta proposta didática torne as aulas de Física mais atrativas e estimule a interação entre os alunos, a fim de possibilitar uma aprendizagem significativa.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Verônica Andrade Machado; GARCIA, Vantelfo Nunes. UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO POE PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849170-UMA-PROPOSTA-DIDATICA-UTILIZANDO-O-METODO-POE-PARA-O-ENSINO-DE-ELETROMAGNETISMO-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes