POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI.

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

DOI
10.29327/9786527206873.847749  
Título do Trabalho
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI.
Autores
  • Renata Resstel
  • ALEXANDRA OLIVEIRA ARAGAO
  • Marcos Antônio Pereira Coelho
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847749-possibilidades-e-desafios-da-inteligencia-artificial-nas-praticas-pedagogicas-de-professores-da-educacao-profissi
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Inteligência Artificial; Práticas Pedagógicas; Socioeducação; Educação Profissional e Tecnológica; Qualificar ES
Resumo
A integração da Inteligência Artificial (IA) nas práticas pedagógicas tem despertado interesse significativo, especialmente em contextos desafiadores, como no caso da educação de adolescentes em conflito com a lei, onde professores de qualificação profissional desempenham um papel crucial na reintrodução desses alunos. O uso da IA pode ser uma prática inovadora para auxiliar os profissionais no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, bem como na inserção dos alunos na sociedade de forma autônoma e produtiva. O advento da IA tem promovido aumento na produtividade e, no caso do professor, pode significar otimização de tempo em pesquisas, construção de metodologias e ensino personalizado. Logo, seu uso como ferramenta na prática pedagógica pode enriquecer ideias e sentidos. O objetivo do estudo foi explorar a familiaridade dos professores da socioeducação acerca da utilização da IA nas práticas pedagógicas, enfatizando tanto as possibilidades quanto os desafios para implementação da tecnologia. A pesquisa qualitativa e documental envolveu a participação de 13 professores do Programa Qualificar ES que atuam no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES). Para tal, empregamos um instrumento virtual com questões abertas e fechadas que refletiam a familiaridade dos docentes acerca da IA e seu uso. Os dados analisados foram agrupados e categorizados conforme método de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que todos os professores conhecem a IA e cerca de 92% a utilizam. Apenas 1 dos entrevistados não acredita que a IA possa aprimorar sua prática pedagógica. Em relação aos desafios para a utilização da IA, a falta de aparato tecnológico nos ambientes mais se destacou. A pesquisa pode oferecer insights valiosos para a implementação da IA e otimização no processo de qualificação profissional da socioeducação. A experiência dos professores e a utilização dessa tecnologia abre portas para mudanças. No entanto, convém aprofundar esse estudo na perspectiva da utilização nas unidades.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

RESSTEL, Renata et al.. POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI... In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847749-POSSIBILIDADES-E-DESAFIOS-DA-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-NAS-PRATICAS-PEDAGOGICAS-DE-PROFESSORES-DA-EDUCACAO-PROFISSI. Acesso em: 25/06/2025

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