PESQUISA BIBLIOMÉTRICA DOS TCCS DE LETRAS DA UFRJ SOBRE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DESDE 2013.

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
PESQUISA BIBLIOMÉTRICA DOS TCCS DE LETRAS DA UFRJ SOBRE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DESDE 2013.
Autores
  • Gabriela Ferreira Lopes
  • Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847738-pesquisa-bibliometrica-dos-tccs-de-letras-da-ufrj-sobre-historia-em-quadrinhos-desde-2013
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
História em Quadrinhos, Língua Portuguesa, Literatura, Ensino, Aprendizagem
Resumo
Ao considerar a perspectiva cultural das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e as (re)configurações sociais, econômicas e educacionais promovidas, considera-se a História em Quadrinhos (HQ) como recurso didático-pedagógico estratégico para o processo de ensino e aprendizagem que pode ser potencializado pelas ferramentas digitais. Assim, questiona-se: como o processo de ensino e aprendizagem pode ser potencializado com a apropriação das Histórias em Quadrinhos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura? Assume-se, por hipótese, que o recurso midiático História em Quadrinhos pode ser uma estratégia de estímulo ao envolvimento e à mobilização dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a apropriação das Histórias em Quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os objetivos específicos tratam-se de: – realizar pesquisa bibliométrica no repositório institucional da UFRJ; – analisar as informações coletadas a fim de divulgar os resultados e fortalecer a importância de uso de estratégias diversificadas no processo educacional. Assim, este trabalho é definido como uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo com abordagem qualitativa e de técnicas bibliográfica, bibliométrica e documental (Gil, 2019), utilizando a análise de conteúdo (Bardin, 1977) para tratamento dos dados. A partir do resultado parcial da pesquisa, obteve-se o corpus de 46 trabalhos pré-selecionados que envolvem a temática das HQs em um universo de 374 trabalhos, defendidos desde 2013. Espera-se, com a pesquisa, impulsionar a apropriação das HQs para o ensino e a aprendizagem em Língua Portuguesa e Literatura de forma crítica, reflexiva e cidadã.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Gabriela Ferreira; CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos. PESQUISA BIBLIOMÉTRICA DOS TCCS DE LETRAS DA UFRJ SOBRE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DESDE 2013... In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847738-PESQUISA-BIBLIOMETRICA-DOS-TCCS-DE-LETRAS-DA-UFRJ-SOBRE-HISTORIA-EM-QUADRINHOS-DESDE-2013. Acesso em: 21/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes