APRENDIZAGEM EXPANSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELA HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
APRENDIZAGEM EXPANSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Autores
  • Chirlei de Fátima Rodrigues
  • Fernando Luna
  • Victor Gomes Lima Ferraz
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847621-aprendizagem-expansiva-no-ensino-de-quimica-mediada-pela-historia-da-ciencia
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Teoria da atividade, educação básica, natureza da ciência.
Resumo
A ciência é um fenômeno social e cultural e, remontar sua história constitui uma das formas de legitimar as técnicas e as práticas utilizadas pela humanidade na busca pelo conhecimento. Dessa forma, conhecer a obra de personalidades históricas vinculadas à ciência pode contribuir para formar uma visão de ciência mais humana, além de possibilitar a compreensão dos diversos aspectos acerca da natureza da ciência. Para além disso, é possível articular conhecimentos científicos a uma abordagem histórica, de forma a alcançar uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar. Como vem sendo defendida, a aprendizagem expansiva pressupõe um tipo de educação que permite, aos alunos envolvidos, a construção e a implementação de um objeto e um conceito radicalmente novos, cujo processo se dá de forma dinâmica, interativa e coletiva. Os estudos de caso e narrativas científicas são abordagens capazes de mediar o conhecimento de forma eficaz, podendo ser alinhados com o ensino da história da ciência. Nesse sentido objetiva-se investigar, por meio da pesquisa, o potencial pedagógico do uso de uma abordagem histórica no contexto de aulas de química, ao inserir a narrativa do périplo científico de José Bonifácio de Andrada e Silva pela Europa como estratégia didática fundamentada nos pressupostos da teoria da atividade e da aprendizagem expansiva. De caráter qualitativo, este estudo de caso será desenvolvido em uma escola pública do estado do Espírito Santo, onde serão investigados os alunos e uma professora. Os dados produzidos durante o desenvolvimento da pesquisa serão coletados e analisados com base na análise do conteúdo de Bardin. Espera-se contribuir para a inserção da história das ciências em aulas de química a partir da teoria da atividade e da aprendizagem expansiva de modo a problematizar visões de ciência e construir conhecimentos que colaborem para o desenvolvimento de alunos críticos e conscientes.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Chirlei de Fátima; LUNA, Fernando; FERRAZ, Victor Gomes Lima. APRENDIZAGEM EXPANSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELA HISTÓRIA DA CIÊNCIA.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847621-APRENDIZAGEM-EXPANSIVA-NO-ENSINO-DE-QUIMICA-MEDIADA-PELA-HISTORIA-DA-CIENCIA. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes