O CAMPUS ITAPERUNA DO IFFLUMINENSE, O FENÔMENO DA MEDICALIZAÇÃO E DA PATOLOGIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A CONDUÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
O CAMPUS ITAPERUNA DO IFFLUMINENSE, O FENÔMENO DA MEDICALIZAÇÃO E DA PATOLOGIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A CONDUÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Ronia Carla de Oliveira Lima Potente
  • Jonis manhães sales felippe
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847524-o-campus-itaperuna-do-iffluminense-o-fenomeno-da-medicalizacao-e-da-patologizacao-da-aprendizagem-e-a-conducao-d
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Medicalização da Vida Escolar, Patologização da Vida Escolar, Processo de ensino e aprendizagem
Resumo
O presente estudo aborda criticamente a medicalização e a patologização da vida escolar. Por essa perspectiva os problemas de escolarização são compreendidos a partir de questões individuais dos alunos, isentando de responsabilidade os diversos fatores que influenciam o fenômeno educativo. A pesquisa realizada buscou evidenciar a presença da narrativa medicalizante e patologizante dentro do contexto educacional de uma instituição pública ofertante de educação profissional e tecnológica. Nessa perspectiva, o objetivo central deste estudo foi analisar como a questão da patologização da aprendizagem escolar influencia os professores na condução dos processos de ensino e de aprendizagem no campus Itaperuna do Instituto Federal Fluminense. Para alcançar tal propósito após busca por referenciais teóricos foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa de campo, fazendo uso de entrevista semiestruturada que foi aplicada ao coordenador do Napne (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) e questionários que foram aplicados aos docentes atuantes no campus, visando entender a percepção desses profissionais acerca da temática supracitada. A análise dos dados indicaram a necessidade de se discutir os problemas de escolarização no âmbito das instituições educativas e de se pensar os processos de ensino e de aprendizagem a partir das inúmeras variáveis que implicam sobre eles, levando-se em consideração a diversidade nos modos de ser e de aprender. Só assim será possível superar a ótica fragmentada e reducionista da lógica medicalizante e patologizante.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

POTENTE, Ronia Carla de Oliveira Lima; FELIPPE, Jonis manhães sales. O CAMPUS ITAPERUNA DO IFFLUMINENSE, O FENÔMENO DA MEDICALIZAÇÃO E DA PATOLOGIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A CONDUÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847524-O-CAMPUS-ITAPERUNA-DO-IFFLUMINENSE-O-FENOMENO-DA-MEDICALIZACAO-E-DA-PATOLOGIZACAO-DA-APRENDIZAGEM-E-A-CONDUCAO-D. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

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