CARACTERIZAÇÃO MORFOTECTÔNICA DA DEPRESSÃO INTERPLANÁLTICA RIO POMBA-MURIAÉ NA FOLHA ITALVA (RJ)

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
CARACTERIZAÇÃO MORFOTECTÔNICA DA DEPRESSÃO INTERPLANÁLTICA RIO POMBA-MURIAÉ NA FOLHA ITALVA (RJ)
Autores
  • Umberto Alves Neto
  • Thiago Pinto da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 1 - Clima e Sustentabilidade
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847023-caracterizacao-morfotectonica-da-depressao-interplanaltica-rio-pomba-muriae-na-folha-italva-(rj)
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Drenagem, Morfotectônica, Neotectonica
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a análise ambiental de eventos ligados à evolução do relevo através da caracterização morfotectônica da Folha Italva, Noroeste do Rio de Janeiro. Inserido no Domínio Morfoestrutural das Depressões Tectônicas Cenozoicas nas subdivisões: Depressão Interplanáltica Rio Pomba-Muriaé, que apresenta relevo escalonado, com cotas altimétricas variando entre 100 e 700 m e possui lineamentos estruturais com direções preferenciais para NE-SW e WNW-SE; e, Unidade de Colinas e Morros do Leste, em uma menor porção da área, caracterizada por uma área deprimida, formada por colinas côncavo-convexas e algumas serras que marcam pontualmente uma morfologia mais elevada. O contexto evolutivo da região está associado aos eventos de reativações tectônicas que a Plataforma Sul-Americana passou desde a ruptura do Gondwana, no Jurássico, até esforços devido a tensões da placa Sul-Americana, no Cenozoico. A morfotectônica é o campo que busca entender a relação entre o controle estrutural ativo e as formas de relevo desenvolvidas em áreas em que as antigas linhas de fraqueza crustal foram reaproveitadas por eventos neotectonicos. Estes eventos são reconhecidos no sudeste do Brasil e, especificamente, no entorno das bacias do Rio Pomba e Muriaé. A metodologia está baseada: no reconhecimento e mapeamento de anomalias de drenagem através de carta topográfica (em escala 1:50.000), já que as drenagens são sensíveis às movimentações crustais, com o auxílio de programas de geoprocessamento, como o Qgis; e o reconhecimento e mapeamento de feições morfotectônicas como facetas triangulares e trapezoidais, a partir da obtenção de imagens de satélite pelo Google Maps. Como resultados preliminares, foi constatada a presença de anomalias, classificadas como canais colineares ou canais não-colineares associados a divisores planos em forma de vale. Também foram reconhecidos alguns alinhamentos de facetas triangulares não associadas a controle litológico. Esses resultados mostram que a evolução da área está condicionada a eventos neotectônicos.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, Umberto Alves; SILVA, Thiago Pinto da. CARACTERIZAÇÃO MORFOTECTÔNICA DA DEPRESSÃO INTERPLANÁLTICA RIO POMBA-MURIAÉ NA FOLHA ITALVA (RJ).. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847023-CARACTERIZACAO-MORFOTECTONICA-DA-DEPRESSAO-INTERPLANALTICA-RIO-POMBA-MURIAE-NA-FOLHA-ITALVA-(RJ). Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes