A MODULAÇÃO DAS RESPOSTAS DO ETILENO DURANTE A EMBRIOGÊNESE SOMÁTICA OTIMIZA A PROPAGAÇÃO IN VITRO DA CANA-DE-AÇÚCAR (SACCHARUM SPP.)

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

DOI
10.29327/9786527206873.846910  
Título do Trabalho
A MODULAÇÃO DAS RESPOSTAS DO ETILENO DURANTE A EMBRIOGÊNESE SOMÁTICA OTIMIZA A PROPAGAÇÃO IN VITRO DA CANA-DE-AÇÚCAR (SACCHARUM SPP.)
Autores
  • Carlos Eduardo Assis da Silva
  • Lucas Rodrigues Xavier
  • Caio Cezar Guedes Corrêa
  • Karina Vieira da Silva
  • Kaliane Zaira Camacho Maximiano da Cruz
  • Roberta Pena da Paschoa
  • Daniel Dastan Rezabala Pacheco
  • Vitor Batista Pinto
  • Claudete Santa Catarina
  • Vanildo Silveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 1 - Clima e Sustentabilidade
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/846910-a-modulacao-das-respostas-do-etileno-durante-a-embriogenese-somatica-otimiza-a-propagacao-in-vitro-da-cana-de-acu
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
ácido 2,4-diclorofenoxiacético, micropropagação, desenvolvimento vegetal, hormônios vegetais.
Resumo
A embriogênese somática em cana-de-açúcar possibilita propagação de mudas em larga-escala e a regeneração de plantas geneticamente modificadas, representando uma ferramenta biotecnológica fundamental no melhoramento genético desta espécie. Neste contexto, os métodos de embriogênese somática em cana-de-açúcar normalmente empregam o uso do ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), uma auxina sintética importante para indução de calos embriogênicos. Por outro lado, os mecanismos moleculares envolvidos na embriogênese somática induzida pelo 2,4-D ainda são pouco conhecidos, incluindo o papel da biossíntese de etileno promovida durante este processo. Assim, objetivou-se definir a função da biossíntese e sinalização do etileno durante o desenvolvimento de embriões somáticos de cana-de-açúcar. Calos embriogênicos foram induzidos em meio de cultura MS suplementados com 10 µM de 2,4-D. Após o terceiro subcultivo, na etapa de pré-maturação foi montado o experimento contendo nitrato de prata (NP, inibidor da sinalização de etileno) ou cloreto de cobalto (CC, inibidor de biossíntese de etileno) nas concentrações: 0,5; 1 e 5 µM. Após 21 dias, os calos foram transferidos para etapa de maturação sem regulador de crescimento, sob condição de luz por 42 dias. O tratamento 0,5 µM NP aumentou o número de embriões somáticos em 32% quando comparado ao controle (aumento de 47 para 70 no número médio de embriões/calos). Em contrapartida, altas doses de NP (5 µM) prejudicaram o desenvolvimento dos embriões somáticos aumentando os níveis de oxidação nos calos. Os tratamentos contendo CC não afetaram de forma significativa a média de embriões somáticos quando comparados ao controle. Estes resultados sugerem que a modulação das respostas de etileno durante a embriogênese somática de cana-de-açúcar representa uma alternativa para otimizar as taxas de propagação in vitro. Análises proteômicas shotgun estão sendo realizadas para estudar o networking de proteínas envolvidas neste processo.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Carlos Eduardo Assis da et al.. A MODULAÇÃO DAS RESPOSTAS DO ETILENO DURANTE A EMBRIOGÊNESE SOMÁTICA OTIMIZA A PROPAGAÇÃO IN VITRO DA CANA-DE-AÇÚCAR (SACCHARUM SPP.).. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/846910-A-MODULACAO-DAS-RESPOSTAS-DO-ETILENO-DURANTE-A-EMBRIOGENESE-SOMATICA-OTIMIZA-A-PROPAGACAO-IN-VITRO-DA-CANA-DE-ACU. Acesso em: 14/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes