ESTUDO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
ESTUDO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES
Autores
  • Fabíola Damasceno de Lourdes
  • Roberto da Trindade Faria Junior
  • RENATA LACERDA CALDAS
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/845941-estudo-das-inteligencias-multiplas--contribuicoes-na-formacao-inicial-de-docentes
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Inteligências múltiplas, formação inicial de professores, química
Resumo
Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional, é opositor ao QI (Quociente de Inteligência), pois afirma que o QI aborda só uma das possíveis inteligências, a que envolve a lógica e torna-se limitada para definir a inteligência. Destarte, sua teoria das inteligências múltiplas (IMs) redefine o conceito tradicional, pluralizando-o. Seus tipos são: inteligência lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, espacial, musical, existencial e naturalista. Cada inteligência implica na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são relevantes em contextos específicos. Numa perspectiva educacional, defende-se que a aplicação de princípios dessa teoria, podem ter implicações significativas para a formação inicial de professores. Este projeto de doutorado tem como objetivo investigar as contribuições advindas da Teoria de Gardner na formação inicial de professores de Química, público alvo da pesquisa. Como percurso metodológico da pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, ações que estimulem as IMs, poderão apontar caminhos que aprimorem a futura prática docente, tanto no âmbito emocional, quanto didático e em diferentes cenários. Dentre essas, pretende-se oferecer minicursos de formação inicial para auxiliar os participantes no desenvolvimento de IMs. Vem sendo realizada uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSL) na base de dados Web of Science, com strings de busca: “Howard Gardner”, “multiple intellingences” e “initial teacher education”, publicados nos últimos 10 anos. Pretende-se aplicar critérios de refinamento, pois até o momento nenhum trabalho destaca especificamente a formação inicial de professores associada a teoria das IMs de Gardner. Espera-se que a pesquisa contribua com a formação do licenciando, no que se refere à compreensão das IMs, ressaltando seu papel como educador que propicia o conhecimento de diversas disciplinas, encoraje seus alunos ao uso de conhecimentos significativos na prática, à resolução de problemas, ao desenvolvimento de atividades em comunidade, dentre outros.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOURDES, Fabíola Damasceno de; JUNIOR, Roberto da Trindade Faria; CALDAS, RENATA LACERDA. ESTUDO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/845941-ESTUDO-DAS-INTELIGENCIAS-MULTIPLAS--CONTRIBUICOES-NA-FORMACAO-INICIAL-DE-DOCENTES. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes