ANALISANDO OS ESTUDOS ACERCA DO ÍNDICES DA DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: UMA ANALISE DE TIPO "ESTADO DA ARTE".

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
ANALISANDO OS ESTUDOS ACERCA DO ÍNDICES DA DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: UMA ANALISE DE TIPO "ESTADO DA ARTE".
Autores
  • CHARLES GONÇALVES FERREIRA
  • JACQUELINE DA SILVA DEOLINDO CURVELLO
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/845016-analisando-os-estudos-acerca-do-indices-da-desenvolvimento-da-educacao-basica-nos-programas-de-pos-graduacao-em-c
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Campos dos Goytacazes, IDEB, educação, neoliberalismo, desigualdades.
Resumo
O presente estudo é desenvolvido a partir da metodologia de análise de tipo "estado da arte" e faz parte da pesquisa de mestrado intitulada “A lógica empresarial na educação: o caso do IDEB na rede municipal de educação em Campos dos Goytacazes entre os anos de 2017 e 2024”. A mesma foi realizada a partir de buscas em repositórios de teses e dissertações dos programas de pós graduação da UFF, UCAM e UENF e IFF, durante o ano de 2023, examinando com isso trabalhos sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), bem como sobre a qualidade educacional sob o neoliberalismo. Os estudos destacam a importância de considerar questões sociais e culturais para melhorar a qualidade da educação, mesmo que não haja uma relação direta com os índices. Por exemplo, Berçot (2015) discute a presença implícita dessas questões nos índices do IDEB, enquanto Martins et al. (2023) relacionam o IDEB ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), destacando disparidades entre indicadores econômicos e educacionais. Rangel (2022) investiga a artificialidade nos dados do IDEB, concluindo que há um alto grau de artificialidade nos índices estaduais e municipais, abordando a relação entre o aumento dos índices educacionais e a probabilidade de reeleição de prefeitos em cidades do interior do Brasil. Já Tosta (2015) analisa a qualidade do IDEB em Campos dos Goytacazes, ouvindo professores da rede municipal de ensino, enquanto Severo (2022) traça um panorama da educação no Estado do Rio de Janeiro, destacando desafios semelhantes aos municipais. Esses estudos tem como objetivos oferecer diversas possibilidades de investigação, metodologias de pesquisa sobre o tema e as principais lacunas sobre o tema, a partir dele buscaremos identificar nas políticas educacionais e ações estratégicas a presença da lógica empresarial difundida no mundo a partir do neoliberalismo.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, CHARLES GONÇALVES; CURVELLO, JACQUELINE DA SILVA DEOLINDO. ANALISANDO OS ESTUDOS ACERCA DO ÍNDICES DA DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: UMA ANALISE DE TIPO "ESTADO DA ARTE"... In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/845016-ANALISANDO-OS-ESTUDOS-ACERCA-DO-INDICES-DA-DESENVOLVIMENTO-DA-EDUCACAO-BASICA-NOS-PROGRAMAS-DE-POS-GRADUACAO-EM-C. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes