BIOACUMULAÇÃO DE ELEMENTOS-TRAÇO EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE CARETTA CARETTA (LINNAEUS,1758) NA COSTA SUDESTE DO BRASIL.

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
BIOACUMULAÇÃO DE ELEMENTOS-TRAÇO EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE CARETTA CARETTA (LINNAEUS,1758) NA COSTA SUDESTE DO BRASIL.
Autores
  • Marcela Costa e Silva Lombardi
  • Karoline Fernanda Ferreira Agostinho
  • Carlos Eduardo Veiga de Carvalho
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 1 - Clima e Sustentabilidade
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/844375-bioacumulacao-de-elementos-traco-em-diferentes-estagios-de-desenvolvimento-de-caretta-caretta-(linnaeus1758)-na-
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
elementos traço, Caretta caretta
Resumo
Cinco das sete espécies de tartarugas marinhas atualmente viventes ocorrem no Brasil e, no país, com exceção da Chelonia mydas estão sob algum grau de ameaça de extinção. Dentre estas espécies, a Caretta caretta, conhecida como tartaruga-cabeçuda, é a com maior ocorrência de desovas nas praias brasileiras. Esta espécie, assim como as demais, possui um longo ciclo de vida e maturação sexual tardia, apresentando maior tempo de integração à exposição ambiental, tornando-as boas indicadoras de poluição por elementos-traço devido à bioacumulação. Dito isto, uma vez que a contaminação química é uma das ameaças as populações desses animais, o objetivo desse trabalho é determinar a concentração de elementos-traço de importância toxicológica em tecido hepático de Caretta caretta em diferentes estágios de desenvolvimento. As amostras de tecido hepático foram coletadas pela empresa Ambipar através do PMP - Bacia de Campos/Espírito Santo da Petrobras e enviadas para análise no Laboratório de Ciências Ambientais – LCA/UENF. Dados referentes ao peso, comprimento curvilíneo da carapaça (CCC) e estágio de desenvolvimento dos indivíduos amostrados foram utilizados para serem relacionados com as concentrações de elementos-traço encontradas. Foram analisados 33 indivíduos, sendo 18 adultos e 15 juvenis. O teste de Wilcoxon mostrou um resultado estatisticamente significante para Hg entre juvenil e adultos. O coeficiente de correlação de Pearson entre o CCC e os elementos traço mostrou correlação negativa com Hg, Cd e Zn e positiva com Cu, Pb, As e Mn e entre o peso foi negativa com Hg e positiva com os demais. Era esperado que indivíduos adultos, com maior CCC e maior peso apresentassem maior concentração de elementos.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOMBARDI, Marcela Costa e Silva; AGOSTINHO, Karoline Fernanda Ferreira; CARVALHO, Carlos Eduardo Veiga de. BIOACUMULAÇÃO DE ELEMENTOS-TRAÇO EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE CARETTA CARETTA (LINNAEUS,1758) NA COSTA SUDESTE DO BRASIL... In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/844375-BIOACUMULACAO-DE-ELEMENTOS-TRACO-EM-DIFERENTES-ESTAGIOS-DE-DESENVOLVIMENTO-DE-CARETTA-CARETTA-(LINNAEUS1758)-NA-. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes