AVALIAÇÃO DOS EFEITOS TÓXICOS DO CLORETO DE MERCÚRIO (HGCL2) E DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA SELENOMETIONINA (SEMET) EM OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758)

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS TÓXICOS DO CLORETO DE MERCÚRIO (HGCL2) E DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA SELENOMETIONINA (SEMET) EM OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758)
Autores
  • Lavínia Turini Volpini
  • Carlos Eduardo de Resende
  • Inácio Abreu Pestana
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 1 - Clima e Sustentabilidade
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/844119-avaliacao-dos-efeitos-toxicos-do-cloreto-de-mercurio-(hgcl2)-e-do-potencial-antioxidante-da-selenometionina-(seme
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Mercúrio, Selênio, Ecotoxicologia, Oreochromis niloticus
Resumo
O mercúrio (Hg) é um elemento tóxico, possui efeito acumulativo nos organismos e na cadeia trófica, enquanto o selênio (Se) é um nutriente essencial capaz de auxiliar na redução da absorção de mercúrio no organismo. O objetivo do trabalho é avaliar o efeito da ingestão de cloreto de mercúrio (HgCl2) e da selenometionina (SeMet) nas suas repostas genotóxicas e enzimáticas de um peixe de interesse comercial (tilápia-do-nilo, Oreochromis niloticus) através de bioensaios. Foram realizados 2 experimentos com diferentes tempos totais de duração (10 dias e 20 dias) e 6 tratamentos diferentes: controle, SeMet, HgCl2, SeMet + HgCl2, SeMet (durante 5 e/ou 10 dias) + HgCl2 (durante 5 e/ou 10 dias), e HgCl2 (durante 5 e/ou 10 dias) + SeMet (durante 5 e/ou 10 dias). As concentrações de Hg e Se acumuladas pelo peixe serão quantificadas e esses dados serão conjugados com as análises genotóxicas (cometa e micronucleo) e enzimáticas (acetilcolinesterase, catalase, glutationa redutase, glutationa-s-transferase, proteínas totais e superóxido dismutase) para avaliar se houve redução da toxicidade à nível molecular. Os resultados dos experimentos serão comparados entre os tratamentos por uma ANOVA, seguida do teste de Tukey, assumindo um erro a priori de 5%. Regressões serão utilizadas para avaliar os efeitos da ingestão de Hg e Se nas respostas genotóxicas e enzimáticas.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VOLPINI, Lavínia Turini; RESENDE, Carlos Eduardo de; PESTANA, Inácio Abreu. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS TÓXICOS DO CLORETO DE MERCÚRIO (HGCL2) E DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA SELENOMETIONINA (SEMET) EM OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758).. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/844119-AVALIACAO-DOS-EFEITOS-TOXICOS-DO-CLORETO-DE-MERCURIO-(HGCL2)-E-DO-POTENCIAL-ANTIOXIDANTE-DA-SELENOMETIONINA-(SEME. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes