NEOLIBERALISMO E ESVAZIAMENTO DA GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO NOS LIVROS DO PNLD

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
NEOLIBERALISMO E ESVAZIAMENTO DA GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO NOS LIVROS DO PNLD
Autores
  • PRISCILA GONÇALVES CAETANO
  • Regina Célia Frigério
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/844042-neoliberalismo-e-esvaziamento-da-geografia-no-novo-ensino-medio--uma-investigacao-nos-livros-do-pnld
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Reforma do Ensino Médio, Ensino de Geografia, BNCC, Neoliberalismo, PNLD
Resumo
O Brasil passa por uma conjuntura de incertezas em virtude de reformas realizadas em vários âmbitos como: previdência, saúde e educação, as quais em uma escala de análise mais ampla, seriam fruto das políticas neoliberais dos anos 1990 com ajustes em vários setores dos países subdesenvolvidos como o Brasil (KUENZER, 2017). Nesse contexto, a aprovação do Ensino Médio, inscrito na Lei nº 13.415/2017, seria uma das faces desse período histórico. Na prática, as mudanças propostas pela Reforma do Ensino Médio passam por alterações nos componentes curriculares, nos conteúdos ofertados, na carga horária e, ainda, na criação das disciplinas dos itinerários formativos, dentre outros aspectos. Essa lei define, também, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática como obrigatórias nas três séries do Ensino Médio. No entanto, os demais componentes curriculares deixam de possuir obrigatoriedade nas três Ensino Médio, como é o caso da Geografia. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo geral verificar o esvaziamento dos conteúdos de Geografia no Novo Ensino Médio, a partir de uma investigação nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) selecionados após a implementação dessa reforma. A metodologia a ser empregada será de natureza exploratória com abordagem qualitativa, a partir de levantamento bibliográfico e documental. Em relação aos resultados e discussão, pode-se verificar, preliminarmente, que o livro didático ainda constitui o principal recurso didático utilizado no processo ensino-aprendizagem na educação básica, sobretudo, nos estabelecimentos públicos do país (PONTUSCHKA et al, 2007) e que o controverso contexto de aprovação dessa lei tem gerado dificuldades para alunos, professores e sistemas de ensino no processo de adequação às propostas da Reforma. Portanto, o estudo consiste em uma temática urgente e atual, tendo em vista as insatisfações, questionamentos e críticas que apontam o empobrecimento do currículo escolar do Ensino Médio brasileiro.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAETANO, PRISCILA GONÇALVES; FRIGÉRIO, Regina Célia. NEOLIBERALISMO E ESVAZIAMENTO DA GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO NOS LIVROS DO PNLD.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/844042-NEOLIBERALISMO-E-ESVAZIAMENTO-DA-GEOGRAFIA-NO-NOVO-ENSINO-MEDIO--UMA-INVESTIGACAO-NOS-LIVROS-DO-PNLD. Acesso em: 01/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes