EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA AUXILIAR A PRÁTICA AVALIATIVA DO CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN GRÁFICO, DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE.

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA AUXILIAR A PRÁTICA AVALIATIVA DO CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN GRÁFICO, DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE.
Autores
  • Joelma Alves
  • Thiago Soares De Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/843032-educacao-e-tecnologia--prototipo-de-aplicativo-para-auxiliar-a-pratica-avaliativa-do-curso-de-bacharelado-em-desi
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Educação Profissional e Tecnológica, Design Gráfico, Avaliação de Aprendizagem, Competências e Habilidades, protótipo de aplicativo.
Resumo
As tecnologias desempenham um papel fundamental em diversos aspectos da educação, proporcionando oportunidades para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Diante disso, acredita-se que o desenvolvimento de um produto tecnológico educacional destinado a melhorar o sistema avaliativo em um curso voltado à criatividade, como o Bacharelado em Design Gráfico, que possui uma base tecnológica intrínseca, pode facilitar uma prática pedagógica complexa. Isso se deve ao fato de que o processo de avaliação das disciplinas em Design envolve critérios que são, por natureza, subjetivos, exigindo maior transparência em relação aos requisitos considerados pelos docentes e ao desempenho dos estudantes ao longo do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo primordial deste estudo foi compreender como as competências relacionadas às disciplinas do Projeto Marca do Curso podem ser avaliadas de forma mais objetiva através da utilização de uma ferramenta tecnológica, como um aplicativo. Trata-se aqui de uma pesquisa aplicada cuja abordagem é qualitativa, apoiando-se nas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, como procedimentos metodológicos. Inicialmente, uma revisão bibliográfica foi realizada para examinar os fundamentos teóricos relacionados ao tema. Posteriormente, uma pesquisa documental foi conduzida para identificar legislações pertinentes ao sistema educacional e para analisar o Projeto Pedagógico de Curso e os planos de ensino das disciplinas. Por fim, uma pesquisa de campo foi realizada, com aplicação de questionários aos docentes e discentes, visando entender as percepções sobre os métodos de avaliação. Os resultados obtidos, aliados aos princípios teóricos, culminaram no desenvolvimento de um recurso educacional capaz de apoiar o processo de avaliação da aprendizagem, no sentido de aprimorar a prática pedagógica ao oferecer uma forma mais objetiva e tecnológica de avaliação. Isso pode aumentar a qualidade do ensino e da aprendizagem e, ao mesmo tempo, estimular os indivíduos a alcançarem seu potencial máximo, contribuindo para uma formação integral dos estudantes.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Joelma; OLIVEIRA, Thiago Soares De. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA AUXILIAR A PRÁTICA AVALIATIVA DO CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN GRÁFICO, DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE... In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/843032-EDUCACAO-E-TECNOLOGIA--PROTOTIPO-DE-APLICATIVO-PARA-AUXILIAR-A-PRATICA-AVALIATIVA-DO-CURSO-DE-BACHARELADO-EM-DESI. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes