NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO E NO DESIGN: UMA ANÁLISE SOBRE MÉTODOS AVALIATIVOS

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO E NO DESIGN: UMA ANÁLISE SOBRE MÉTODOS AVALIATIVOS
Autores
  • João Pedro da Cruz Vidal
  • Leandro do Nascimento Vieira de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/842729-neurodiversidade-na-educacao-e-no-design--uma-analise-sobre-metodos-avaliativos
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
neurodiversidade, educação, design gráfico, autismo, ansiedade
Resumo
Esse estudo constitui a primeira etapa de pesquisas em Design Gráfico sobre publicos neurodivergentes. Trata-se de uma linha de buscas sobre conexões teorico-práticas entre a neurodiversidade e as áreas de ensino de projetos gráficos, tal como o Design. Partiu-se do pressuposto que existe uma afinidade dos estudantes neurodivergentes com algumas disciplinas (não da área das ciências exatas, não da área das ciências humanas) que os permitem expressar conhecimento adquirido de modos diversos e originais por simples empatia. Como hipótese, firmou-se que haveria um número menor deste público em graduações fora das áreas de projetos/expressões visuais ou, que suas particularidades não tivessem as condições de serem percebidas, por se tratar de áreas distantes de projetos/expressões visuais. Foi elaborado um questionário digital para que, estudantes majoritariamente do IFF campus Campos Centro pudessem expressar o que conhecem sobre públicos neurodivergentes e expressar suas dificuldades com os métodos de avaliação das disciplinas livremente cursadas, sem uma especificação necessária. As respostas foram coletadas de maneira anônima e ao respondente foi dada a liberdade de também identificar a si como neurodivergente, ou por autodeclaração pessoal, ou por consciência de um diagnóstico médico. O estudo inicialmente visava compreender as nuances (item por item) do Transtorno do espectro autista (TEA) nessas questões. Porém, o resultado da tabulação de dados evidenciou um número expressivo de estudantes com ansiedade e suas turbulências de ensino.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIDAL, João Pedro da Cruz; SOUZA, Leandro do Nascimento Vieira de. NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO E NO DESIGN: UMA ANÁLISE SOBRE MÉTODOS AVALIATIVOS.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/842729-NEURODIVERSIDADE-NA-EDUCACAO-E-NO-DESIGN--UMA-ANALISE-SOBRE-METODOS-AVALIATIVOS. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes