PERFIL FITOQUÍMICO DA ESPÉCIE TREMA MICRANTHA L. BLUME (CANNABACEAE)

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
PERFIL FITOQUÍMICO DA ESPÉCIE TREMA MICRANTHA L. BLUME (CANNABACEAE)
Autores
  • Milena Oliveira de Amaral
  • Isabela de Souza Pinto Pereira
  • Maria Raquel Garcia Vega
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 2 - Fome zero, Saúde e Bem-estar
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/842725-perfil-fitoquimico-da-especie-trema-micrantha-l-blume-(cannabaceae)
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Plantas medicinas, Trema micrantha, candiúba, cannabaceae
Resumo
A espécie Trema micranta L. Blume pertence à família Cannabaceae, conhecida popularmente como candiúba. Na primeira etapa deste trabalho foram realizadas entrevistas com moradores da região de Itaocara, verificando- se que a planta é bastante utilizada para fins medicinais, em forma de chá para tratamento de doenças renais. Porém, há relatos na literatura que relacionam a espécie a intoxicações, tanto naturais como experimentais, mediante o consumo de suas folhas por diferentes espécies de animais, em doses tóxicas variadas. Objetivo desta etapa do trabalho propõe investigação do perfil fitoquímico e a avaliação do potencial de atividade tóxica da espécie. O material vegetal foi coletado no município de Itaocara, foi seco em temperatura ambiente, moído e submetido a dois métodos de extração: maceração e o ultrassom. Para os dois métodos de extração foi utilizado o solvente EtOH/H2O em concentrações variáveis. A análise da prospecção fitoquímica das frações do extrato etanólico das folhas, frutos e caules da espécie foi realizada para a identificação da presença das principais classes de metabólitos especiais: alcalóides, triterpenos, esteróides, flavonóides em geral, saponinas espumídicas e taninos. Quanto ao teor de fenóis totais, foi utilizado o método de Folin-Ciocalteau. A análise do perfil fitoquímico permitiu identificar a presença de compostos fenólicos, triterpenos, nos frutos; flavonoides, saponinas, triterpenos e taninos no caule; nas folhas foram identificados a presença de esteróides. Ao comparar os dois métodos de extração, maceração e ultrassom, para o caule, apesar do rendimento do extrato ter sido menor com o ultrassom, ele se mostrou mais eficiente para a extração de compostos fenólicos. Os resultados obtidos até o momento são promissores, incentivando a continuidade do estudo fitoquímico da planta.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMARAL, Milena Oliveira de; PEREIRA, Isabela de Souza Pinto; VEGA, Maria Raquel Garcia. PERFIL FITOQUÍMICO DA ESPÉCIE TREMA MICRANTHA L. BLUME (CANNABACEAE).. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/842725-PERFIL-FITOQUIMICO-DA-ESPECIE-TREMA-MICRANTHA-L-BLUME-(CANNABACEAE). Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes