ESTAÇÃO TEATRO: A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO DE ESPETÁCULOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM TEATRAL COM ALUNOS DE COMUNIDADE PERIFÉRICA

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
ESTAÇÃO TEATRO: A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO DE ESPETÁCULOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM TEATRAL COM ALUNOS DE COMUNIDADE PERIFÉRICA
Autores
  • Renata Barbosa Del Ducca
  • Maria Siqueira Queiroz de Carvalho
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/842126-estacao-teatro---a-importancia-da-apreciacao-de-espetaculos-na-aquisicao-da-linguagem-teatral-com-alunos-de-comun
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Teatro-Educação, Teatro-Comunidade, Ensino de Teatro
Resumo
O presente trabalho iniciou com a proposta de levar aulas de teatro a comunidades remotas no norte fluminense e investigar as possibilidades de acesso à linguagem teatral em espaços não formais da educação. A pesquisa concretizou-se através da parceria entre a Escola Estadual Municipalizada Victor Sence, no bairro da Usina, em Conceição de Macabu–RJ e o projeto de pesquisa, extensão e cultura: “Siminino” do Instituto Federal Fluminense. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação, pois o trabalho moldou-se tanto ao conhecer o contexto social como ao agir e transformar a realidade junto aos pesquisados e a comunidade. O ensino de teatro no projeto aconteceu com encontros semanais, em que oficinas de jogos teatrais foram promovidas. Com um caráter lúdico e, ao mesmo tempo educativo, pretendeu-se promover a autonomia do educando, deixando vir à luz seus anseios como uma possibilidade emancipadora. Na prática, percebemos que nenhum dos alunos conhecia um espaço formal de teatro e viabilizamos uma viagem cultural ao Teatro Trianon em Campos dos Goytacazes para a apreciação de um espetáculo infanto-juvenil. Além da apreciação do espetáculo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores da cena. Embora tenhamos encontrado diversos obstáculos para o deslocamento dos alunos, concluímos que a ocupação de espaços tradicionais na cidade por comunidades periféricas interioranas é essencial tanto para o desenvolvimento dos jogos teatrais e aquisição dos códigos neles envolvidos quanto para a emancipação humana. Ressaltamos, sobretudo, que a experiência desenvolveu a apreciação estética de forma crítica, a relação com o sensível e a formação de plateia. Destacamos com a presente pesquisa, o quão importante é, não só levar a linguagem teatral aos espaços interioranos e periféricos, mas também, disseminar e fomentar a arte dos grandes centros para os moradores de todas as localidades.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DUCCA, Renata Barbosa Del; CARVALHO, Maria Siqueira Queiroz de. ESTAÇÃO TEATRO: A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO DE ESPETÁCULOS NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM TEATRAL COM ALUNOS DE COMUNIDADE PERIFÉRICA.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/842126-ESTACAO-TEATRO---A-IMPORTANCIA-DA-APRECIACAO-DE-ESPETACULOS-NA-AQUISICAO-DA-LINGUAGEM-TEATRAL-COM-ALUNOS-DE-COMUN. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes