LEITURA SIMININO A LEITURA COMO PARTE DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM TEATRAL

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
LEITURA SIMININO A LEITURA COMO PARTE DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM TEATRAL
Autores
  • Lívia Gottllieb Carneiro
  • Maria Siqueira Queiroz de Carvalho
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/841805-leitura-siminino-a-leitura-como-parte-do-processo-de-aquisicao-da-linguagem-teatral
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Teatro, linguagem, texto, escolar.
Resumo
A aquisição da linguagem teatral perpassa o contato com os diversos elementos que compõem tal linguagem, como espaço e cenografia, corpo e voz, iluminação, construção de personagem, caracterização cênica e texto, seja dramático ou não. No contexto escolar, o teatro pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento das habilidades de leitura dos estudantes. Tal possibilidade é relevante na medida do desafio que a alfabetização apresenta para a educação no Brasil, especialmente em período pós-pandêmico. Ao utilizar os livros nas aulas de teatro, os educandos imergem nas narrativas, estimulando sua imaginação e criatividade a partir do desenvolvimento de habilidades de compreensão e interpretação de texto que perpassam a experimentação no corpo, reduzindo o nível de abstração e aproximando a criança do universo ficcional. O projeto Leitura Siminino oferece oficinas semanais no contraturno para grupo de interesse na escola municipal João Borges Barreto e durante essas experiências, exploramos os elementos da linguagem teatral em diálogo com as obras literárias. Durante as oficinas, os participantes são expostos a uma variedade de vocabulário e expressões que ajudam a expandir seu repertório linguístico de forma muito natural. Além disso, a abordagem teatral da palavra escrita inclui entonação e intenção, possibilitando assim uma leitura mais contextualizada e significativa . A visualização de cenários, personagens e eventos em diálogo com a obra possibilita a criação de imagens mentais, o que facilita a construção de uma relação significativa do estudante com o livro. O Teatro no contexto escolar é uma ferramenta capaz de aprimorar as habilidades de leitura a partir da experiência imersiva, possibilitando-os a desenvolver vocabulário, compreensão textual, interpretação e análise, além de propiciar a aquisição da própria linguagem teatral.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARNEIRO, Lívia Gottllieb; CARVALHO, Maria Siqueira Queiroz de. LEITURA SIMININO A LEITURA COMO PARTE DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM TEATRAL.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/841805-LEITURA-SIMININO-A-LEITURA-COMO-PARTE-DO-PROCESSO-DE-AQUISICAO-DA-LINGUAGEM-TEATRAL. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes