MORFOLOGIA E MORFOMETRIA DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS DE TRACHYCEPHALUS NIGROMACULATUS (TSCHUDI, 1838) EM UM AMBIENTE DE RESTINGA DO SUDESTE DO BRASIL.

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
MORFOLOGIA E MORFOMETRIA DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS DE TRACHYCEPHALUS NIGROMACULATUS (TSCHUDI, 1838) EM UM AMBIENTE DE RESTINGA DO SUDESTE DO BRASIL.
Autores
  • Eduardo Carlos de Souza Muniz
  • Flávia Silva Cardoso Moreno
  • Bethina Rechinelli Endlich
  • Carlos Henrique de Olivera Nogueira
  • Leonardo Serafim da Silveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 1 - Clima e Sustentabilidade
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/840999-morfologia-e-morfometria-das-celulas-sanguineas-de-trachycephalus-nigromaculatus-(tschudi-1838)-em-um-ambiente-d
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Hematologia, Perereca-cabeçuda, Morfometria, Morfologia, Microscopia, Sanguíneo.
Resumo
Os anfíbios estão entre os grupos de vertebrados que mais sofreram declínios populacionais nas últimas décadas, com 41% das espécies avaliadas como ameaçadas ou extintas a nível global, e 8% a nível nacional. Essas estatísticas tendem a piorar frente às diversas ameaças sofridas por esses animais. A espécie Trachycephalus nigromaculatus, é um anfíbio classificado como bromelícola, por utilizar o fitotelmo/bromélias como refúgio ou local de forrageio. A hematologia configura um importante recurso que possibilita o diagnóstico e a prevenção de doenças, a caracterização do estresse do indivíduo, a compreensão do estado sanitário de uma população, auxilia na identificação de hemoparasitas e até mesmo a utilização dela como biomarcador de impactos ambientais. Entretanto, para realizar-se a interpretação dos exames hematológicos é necessário que os resultados sejam comparados a valores de referência, os quais ainda não foram descritos para a maioria das espécies de anfíbios, bem como para Trachycephalus nigromaculatus, seja em condições de higidez ou patológicas. Frente a esse cenário, o estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um perfil morfométrico e morfológico das células sanguíneas dessa espécie, da restinga presente no município de São João da Barra, Norte do estado do Rio de Janeiro. Foram coletadas amostras sanguíneas de 16 indivíduos, sendo confeccionadas 3 lâminas para cada. Sua Análise ocorre em microscopia óptica, sob aumento de 100x, com a leitura de toda sua extensão, até que sejam contabilizadas cinco unidades distintas de cada célula sanguínea, com objetivo de entender os padrões das variáveis morfométricas e morfológicas analisadas e ainda se há relação entre elas e o comprimento total dos indivíduos estudados. Os resultados documentados fornecerão informações de base para que se conheça mais profundamente a espécie, para que novas pesquisas sejam desenvolvidas, e para servir de auxílio à projetos de conservação e manejo de populações de anfíbios.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MUNIZ, Eduardo Carlos de Souza et al.. MORFOLOGIA E MORFOMETRIA DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS DE TRACHYCEPHALUS NIGROMACULATUS (TSCHUDI, 1838) EM UM AMBIENTE DE RESTINGA DO SUDESTE DO BRASIL... In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/840999-MORFOLOGIA-E-MORFOMETRIA-DAS-CELULAS-SANGUINEAS-DE-TRACHYCEPHALUS-NIGROMACULATUS-(TSCHUDI-1838)-EM-UM-AMBIENTE-D. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes