LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO, ARTE E CORPOREIDADE COMO PRÁTICAS EDUCACIONAIS ANTIRRACISTAS E PROMOTORAS DO PROTAGONISMO JUVENIL DE EDUCANDOS NEGROS

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO, ARTE E CORPOREIDADE COMO PRÁTICAS EDUCACIONAIS ANTIRRACISTAS E PROMOTORAS DO PROTAGONISMO JUVENIL DE EDUCANDOS NEGROS
Autores
  • Sara Gouvêa Barros
  • Gabriela do Rosario Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/840658-letramento-racial-critico-arte-e-corporeidade-como-praticas-educacionais-antirracistas-e-promotoras-do-protagoni
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Letramento Racial Crítico, Arte, Corporeidade, Práticas Educacionais Antirracistas, Protagonismo juvenil.
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar, por intermédio do Letramento Racial Crítico, da Arte e da Corporeidade, a importância das práticas educacionais antirracistas e promotoras do protagonismo juvenil de educandos negros de uma instituição pública de educação básica localizada no Município de Campos dos Goytacazes/RJ. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa (Marconi e Lakatos, 2017), de natureza aplicada e orientada às vivências dos sujeitos participantes. Quanto aos objetivos, refere- se a um estudo de caráter exploratório e descritivo. No que concerne aos procedimentos, serão adotadas as seguintes pesquisas: bibliográfica, documental, de campo e pesquisa-ação. As pesquisas bibliográfica e documental almejam abarcar os tópicos associados à importância da construção identitária racial e da autoestima, conforme preconizado pela Lei nº 10.639/2003. Assim, normativas, documentos, leis, livros, artigos e demais produções serão acionados para a construção da pesquisa, cujos dados serão coletadas por meio das seguintes bases: Google Acadêmico, Periódico Capes, Scielo, dentre outros. Por sua vez, as etapas concernentes à pesquisa de campo e à pesquisa-ação têm como público-alvo professores e alunos da instituição selecionada. Nessa fase, serão adotados como instrumentos de coleta de dados formulários, questionários e entrevistas semiestruturadas. Almeja-se, por intermédio do presente estudo, promover e estimular o desenvolvimento do imaginário juvenil para além do preconceito, focalizando o protagonismo do educando negro e a importância de uma educação afrocentrada, bem como apresentar propostas curriculares direcionadas aos aspectos recomendados pela Lei nº 10.639/2003, sobretudo para os componentes curriculares mencionados na normativa. Assim, propostas literárias, artísticas, multiculturais e lúdicas serão elencadas para nortear e embasar o trabalho com a diversidade étnico-racial e a promoção de práticas educacionais antirracistas na sala de aula e na escola como um todo.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, Sara Gouvêa; SILVA, Gabriela do Rosario. LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO, ARTE E CORPOREIDADE COMO PRÁTICAS EDUCACIONAIS ANTIRRACISTAS E PROMOTORAS DO PROTAGONISMO JUVENIL DE EDUCANDOS NEGROS.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/840658-LETRAMENTO-RACIAL-CRITICO-ARTE-E-CORPOREIDADE-COMO-PRATICAS-EDUCACIONAIS-ANTIRRACISTAS-E-PROMOTORAS-DO-PROTAGONI. Acesso em: 28/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes