ESTRATÉGIAS DE AUMENTO DE ATENÇÃO: COMPARATIVO ENTRE ADAPTAÇÕES EM PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
ESTRATÉGIAS DE AUMENTO DE ATENÇÃO: COMPARATIVO ENTRE ADAPTAÇÕES EM PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
Autores
  • Frederico Penna Nader
  • Rafael Brandão de Rezende Borges
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/840157-estrategias-de-aumento-de-atencao--comparativo-entre-adaptacoes-em-problemas-de-matematica
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Ensino de matemática, Adaptação, Atenção, Inclusão
Resumo
Um fator essencial no processo de ensino-aprendizagem é a atenção. Sem a atenção das duas frentes, não há comunicação efetiva, não há construção de ideias, ou seja, não há aprendizado. O período de atenção de uma criança pode estar relacionado com sua idade, com a presença de algum transtorno, como TDAH, ou até mesmo por influências culturais. Além disso, a aprendizagem de Matemática por si só é um desafio, especialmente no Brasil: no PISA de 2022, 73% dos alunos brasileiros ficaram com baixo desempenho, comparado com os 31% da média dos demais países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Algumas sugestões para auxiliar alunos com TDAH no ensino da matemática são: desmembramento de informações, iluminação de fatos importantes e o uso de calculadora para verificar os resultados obtidos. Apesar de serem sugestões para alunos com TDAH, essas estratégias podem ser aproveitadas para estimular o foco de todos os alunos. Assim, este projeto tem como objetivo avaliar estratégias de otimização de atenção para resolução de problemas matemáticos, comparar resultados de atividades sem adaptação ou com as adaptações sugerias e, por fim, produzir um caderno de questões com as adaptações que apresentarem melhores respostas. As atividades serão produzidas com problemas envolvendo as quatro operações e serão aplicadas no mesmo dia: primeiro a atividade sem adaptação e logo em seguida a atividade com uma ou mais adaptações. A participação da turma será avaliada qualitativamente e as respostas serão corrigidas, sendo produzido um levantamento quantitativo. Espera-se que os alunos alcancem maior atenção e, consequentemente, tenham mais interesse e acertem mais nos problemas apresentados com pelo menos uma adaptação. Espera-se que o caderno de questões produzidas com as adaptações possa contribuir diretamente no trabalho docente, além de inspirar a produção de outros problemas similares.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NADER, Frederico Penna; BORGES, Rafael Brandão de Rezende. ESTRATÉGIAS DE AUMENTO DE ATENÇÃO: COMPARATIVO ENTRE ADAPTAÇÕES EM PROBLEMAS DE MATEMÁTICA.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/840157-ESTRATEGIAS-DE-AUMENTO-DE-ATENCAO--COMPARATIVO-ENTRE-ADAPTACOES-EM-PROBLEMAS-DE-MATEMATICA. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes