EDUCAÇÃO CÍVICA E CIDADANIA: O REMODELAMENTO MORAL-PEDAGÓGICO NO HUMANISMO RENASCENTISTA

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO CÍVICA E CIDADANIA: O REMODELAMENTO MORAL-PEDAGÓGICO NO HUMANISMO RENASCENTISTA
Autores
  • Lucas Barbosa Gomes
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/833039-educacao-civica-e-cidadania--o-remodelamento-moral-pedagogico-no-humanismo-renascentista
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Humanismo Cívico; Retórica; Imitatio; Renascimento Italiano
Resumo
A presente comunicação terá como proposta articular as possibilidades esboçadas no pensamento político do chanceler florentino, Coluccio Salutati (1331-1406), em torno de um discurso vinculo ao inquietante cenário de tensões políticas no qual a República de Florença estava imersa na proposta de viabilizar a alcunha cívica na epistolaria de Salutati. Com isso, a percepção da emergência do republicanismo no contexto ítalo-renascentista enquanto fenômeno político que está, segundo autores como H. Baron e E. Garin, atrelado ao conceito de humanismo cívico, sobretudo no âmbito da preocupação do chanceler em delinear uma linguagem política indissociavelmente vinculada à participação e manutenção das instituições citadinas com base na auctoritas do corpus documental greco-latino recuperado ao decorrer do século XIV. Nesta perspectiva, a retomada dos textos clássicos, pontualmente a presença ciceroniana, terá a capacidade de (re)modelar o paradigma do humanismo, em afastamento à escolástica, com uma ênfase instrutiva-pedagógica à práxis política. Salutati, como fruto do nascente humanismo florentino, assim como hipótese, inalará as premissas de Cicero de uma valorização integral das relações políticas e à sociabilidade cívica – a vita activa - com base em um manancial de formulações filológicas centradas no imitatio dos textos clássicos com a retomada de pressupostos pautados na consciência da linguagem ao verum latin; a primazia da retórica como ferramenta consensual ao vivere civile e, em paralelo, a conciliação entre o ratio e o oratio. Na epistolaria do chanceler, assim, pode ser considerado o argumento em prol da libertas e da civitas florentina em um discurso firmado ao modelo republicano (a retomada de pautas firmadas na sustentação de liberdades cívicas; isonomia e preservação das leis/instituições) emerge como uma possibilidade a ser considerada em oposição ao expansionismo milanês, conduzido pelo duque G. Galeazzo Visconti.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Lucas Barbosa. EDUCAÇÃO CÍVICA E CIDADANIA: O REMODELAMENTO MORAL-PEDAGÓGICO NO HUMANISMO RENASCENTISTA.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/833039-EDUCACAO-CIVICA-E-CIDADANIA--O-REMODELAMENTO-MORAL-PEDAGOGICO-NO-HUMANISMO-RENASCENTISTA. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

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