PRODUÇÃO TEXTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
PRODUÇÃO TEXTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
Autores
  • Rúbia Mara Furriel Pinheiro Peixoto
  • Ronaldo Adriano de Freitas
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/832562-producao-textual-e-inteligencia-artifical--uma-sequencia-didatica-para-o-ensino-de-leitura-e-escrita
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Inteligência Artificial; Ensino; Gêneros Textuais; Leitura e Escrita.
Resumo
No cenário educacional, cada vez mais são adotadas novas metodologias de ensino, a fim de tornar as salas de aulas mais dinâmicas e interativas. Neste contexto, as Ferramentas Generativas de Textos baseadas em Inteligência Artificial (IA), a exemplo do ChatGPT, surgem como uma tecnologia capaz de produzir variados textos, relacionados a diversos assuntos. No campo da Educação, para além das discussões acerca da legitimidade da utilização da IA, necessário se faz promover sua apropriação de forma ética e consciente, como estratégia didática que pode auxiliar no desenvolvimento dos alunos para revisão / correção das práticas de leitura e escrita. Em razão disso, nesse projeto, desenvolvemos uma proposta de aplicação de uma Ferramenta Generativa de Textos como estratégia pedagógica para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de alunos da 2ª Série do Ensino Médio, a partir da interdisciplinaridade entre prática educativa, gêneros textuais e tecnologia. Adotando a conceituação de Gêneros Textuais proposta por Marcuschi, propomos uma atividade de produção de textos que relatem experiências pessoais vividas pelos alunos a partir de modelos fornecidos pela Ferramenta Generativa, evidenciando a relação entre o processo de automatização e a necessidade de construção da autoria. Trata-se de uma temática que está em processo de construção para futura Dissertação a ser defendida no Programa do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro. A expectativa quanto aos resultados deste estudo é de contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e domínio de uma tecnologia em processo de expansão.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEIXOTO, Rúbia Mara Furriel Pinheiro; FREITAS, Ronaldo Adriano de. PRODUÇÃO TEXTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/832562-PRODUCAO-TEXTUAL-E-INTELIGENCIA-ARTIFICAL--UMA-SEQUENCIA-DIDATICA-PARA-O-ENSINO-DE-LEITURA-E-ESCRITA. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes