ANÁLISE DE ALGUMAS FIGURAS RETÓRICAS NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA

Publicado em 15/12/2022 - ISSN: 2675-5734

Título do Trabalho
ANÁLISE DE ALGUMAS FIGURAS RETÓRICAS NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
Autores
  • Ana Julia de Souza Alves Leme
  • Lucas Severino da Rocha
  • julia amaral de almeida
  • Bruna Bezerra Da Silva
  • Fernanda Oliveira Zandoná
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Comunicação
Data de Publicação
15/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvconince/558971-analise-de-algumas-figuras-retoricas-na-linguagem-publicitaria
ISSN
2675-5734
Palavras-Chave
Publicidade, Figuras de linguagem, Sentidos.
Resumo
ÁREA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA A publicidade é uma forma de comunicação em massa, de estratégia para promover produtos, marcas digitais e físicas. Este gênero textual é capaz de tornar públicas ideias acompanhadas de slogans que aumentam as vendas, eternizando marcas e ditando tendências. A ‘‘publicidade’’ (originada do latim “publicus”, ou “público” em português) possui um discurso com técnicas de persuasão para encantar e prender a atenção do receptor, através de mensagens verbais, presentes nos slogans e título. Algumas dessas técnicas Logos, Pathos e Ethos, as quais, juntamente com imagens, assumem um papel de prender a atenção do público-alvo e influenciar a decisão deste. Com base nessas técnicas, foram utilizadas duas peças publicitárias que possuem discursos informativos e persuasivos. A primeira: Chocolate Bubbly – para promover seu chocolate, a Lacta se transformou em um personagem. A humanização de objetos inanimados é uma estratégia para alargar a propaganda trazendo humor e assuntos polêmicos de forma metafórica e personificada. A segunda: Coca-Cola. “Tente Não Ouvir Isso”- nesta a marca convida o receptor a “ouvir” a imagem de uma garrafa abrindo, usando da figura de linguagem sinestesia – mistura de sensações –, para aguçar a adição e o paladar do público, além da ironia, a qual é o contrário do que se afirma, chamando, às avessas, o interlocutor a experimentar o produto. Peças como essas tem o poder de criar uma conexão maior com o público-alvo da propaganda, despertando sensações e sentimentos pelo produto e a propaganda.
Título do Evento
XV Conince
Cidade do Evento
Avaré
Título dos Anais do Evento
Congresso de Iniciação Científica Eduvale
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEME, Ana Julia de Souza Alves et al.. ANÁLISE DE ALGUMAS FIGURAS RETÓRICAS NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA.. In: Congresso de Iniciação Científica Eduvale. Anais...Avaré(SP) Faculdade Eduvale de Avaré, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvconince/558971-ANALISE-DE-ALGUMAS-FIGURAS-RETORICAS-NA-LINGUAGEM-PUBLICITARIA. Acesso em: 16/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes