A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO SUSTENTÁVEL

Publicado em 15/12/2022 - ISSN: 2675-5734

Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Autores
  • ALIZIE ANGELO IGNACIO
  • LUCAS FARIA ELEODORO
  • STEFANY APARECIDA RIBEIRO
  • LUIZ DA SILVA FREITAS
  • Luiz Cláudio da Silva Pinto
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas
Data de Publicação
15/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvconince/556464-a-influencia-das-redes-sociais-no-consumo-sustentavel
ISSN
2675-5734
Palavras-Chave
Sustentabilidade; Influência; Redes Sociais; Consumo Sustentável
Resumo
O mundo atravessa mudanças sociais nos aspectos de consumo, a partir das necessidades sustentáveis e demandas de responsabilidade ambiental das organizações. Com isso, entender o novo comportamento do consumidor e os fatores que o influenciam se torna importante e ganha destaque na atual realidade de mercado, levando a uma análise sistêmica social. Portanto, o objetivo desta pesquisa é identificar a influência das redes sociais no consumo sustentável dos alunos dos cursos de contabilidade, nutrição e psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré. A pesquisa tem caráter exploratório e quantitativo. Durante 5 dias foi aplicado através da ferramenta Google Forms um questionário quantitativo com 11 questões estruturadas e de múltipla escolha para o público supracitado. Os dados coletados mostram que em uma amostra de 29 respondentes, 65,5% têm o hábito de consumir produtos sustentáveis,73% tem preferência por produtos intitulados sustentáveis. Cerca de 57% direcionam produtos para doação e 42% para a reutilização, o que justifica os 71,4% que buscam nas redes sociais sobre a destinação correta de produtos que não são mais utilizados. A amostra aponta ainda que 73,7% tem o Instagram como maior influência. Novos hábitos de consumo são reflexos de informações sobre como o consumo e produção impactam o meio ambiente, portanto é possível afirmar, por meio dos dados coletados, que a maior parte dos respondentes tem consciência sustentável e buscam nas redes, formas de reafirmar suas escolhas, gerando uma retroalimentação de valores, ou seja, as redes sociais influenciam os hábitos de consumo.
Título do Evento
XV Conince
Cidade do Evento
Avaré
Título dos Anais do Evento
Congresso de Iniciação Científica Eduvale
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

IGNACIO, ALIZIE ANGELO et al.. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMO SUSTENTÁVEL.. In: Congresso de Iniciação Científica Eduvale. Anais...Avaré(SP) Faculdade Eduvale de Avaré, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvconince/556464-A-INFLUENCIA-DAS-REDES-SOCIAIS-NO-CONSUMO-SUSTENTAVEL. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes