MICROPLÁSTICOS EM SEDIMENTOS DA FOZ DO RIO AMAZONAS

Publicado em 15/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0404-6

Título do Trabalho
MICROPLÁSTICOS EM SEDIMENTOS DA FOZ DO RIO AMAZONAS
Autores
  • LUCAS PEREIRA MENDES DA SILVA
  • Dailson Jose Bertassoli Junior
  • Vanessa Otero
  • Maria João Melo
  • Georgia Labuto
  • Décio Semensatto
Modalidade
Resumo
Área temática
Contaminantes emergentes e Agrotóxicos
Data de Publicação
15/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xv-laseac-x-enqamb-2024i/792381-microplasticos-em-sedimentos-da-foz-do-rio-amazonas
ISBN
978-65-272-0404-6
Palavras-Chave
Microplásticos, Rio Amazonas, poluição.
Resumo
Microplásticos (MPs) são poluentes emergentes encontrados em todos os tipos de compartimentos ambientais, cuja presença em ambientes aquáticos continentais tem sido reportada em maior quantidade apenas nos últimos dez anos. No Brasil há poucos estudos publicados sobre MPs nesses ambientes, com especial destaque para a lacuna em amostras de água e sedimento na região da foz do Rio Amazonas. Estudo anterior realizado na Corrente Equatorial Norte apontou que a maior concentração de alguns aditivos plásticos está justamente na região da pluma do Amazonas no Atlântico Norte. Portanto, o objetivo deste trabalho foi detectar e quantificar a presença de MPs em amostras de sedimentos da foz do Rio Amazonas (Macapá/AP). Para tanto, foram analisadas dez amostras de sedimento de fundo (sete no Canal Norte e três no Canal Sul) coletadas em Outubro/2021. No desenvolvimento deste trabalho, os MPs foram caracterizados de acordo com suas propriedades morfométricas e químicas (composição polimérica). O processamento e análise de amostras foram realizados de acordo com os métodos recomendados na literatura e protocolos de controle de qualidade. Os resultados mostraram que a quantidade de MPs nos sedimentos da foz do Rio Amazonas variou nas amostras de 99 ± 28 a 894 ± 147 partículas/100 g de sedimento seco, bastante diferentes entre si do ponto de vista de suas dimensões morfológicas e de composição química. Considerando em conjunto as amostras de cada canal, os volumes médios de MPs nos canais Norte e Sul são, respectivamente, 0,159 ± 0,082 e 0,229 ± 0,190 mm 3 / 100 g de sedimento seco. As médias das áreas superficiais específicas são 33,8 ± 19,8 e 50,4 ± 23,3 mm 2 / 100 g sedimento seco no Canal Norte e Canal Sul, respectivamente. Cerca de 84% dos MPs são menores que 2 mm, sendo que foram identificadas como PET (polietileno tereftalato ou poliéster), PAN (poliacrilonitrila) e PVAc (polivinil acetato etileno), além de celulose com pigmentos têxteis. Globalmente, conclui- se que os níveis de poluição dos sedimentos por MPs não são significativamente diferentes entre o Canal Sul e o Canal Norte e estão próximos aos observados nos arredores de Manaus (AM). Esses resultados ajudam a compreender a distribuição desse poluente na região de estudo e suas potenciais interações com os ambientes no entorno.
Título do Evento
XV LASEAC - X ENQAmb 2024.
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do XV LASEAC (Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry) & X ENQAmb (Encontro Nacional de Química Ambiental)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, LUCAS PEREIRA MENDES DA et al.. MICROPLÁSTICOS EM SEDIMENTOS DA FOZ DO RIO AMAZONAS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xv-laseac-x-enqamb-2024i/792381-MICROPLASTICOS-EM-SEDIMENTOS-DA-FOZ-DO-RIO-AMAZONAS. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes