DETERMINAÇÃO DO HERBICIDA PIROXASULFONA EM AMOSTRAS DE MEL UTILIZANDO A EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO COM PURIFICAÇÃO EM BAIXA TEMPERATURA (ELL-PBT)

Publicado em 15/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0404-6

Título do Trabalho
DETERMINAÇÃO DO HERBICIDA PIROXASULFONA EM AMOSTRAS DE MEL UTILIZANDO A EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO COM PURIFICAÇÃO EM BAIXA TEMPERATURA (ELL-PBT)
Autores
  • Lumas Soares Costa Barboza
  • Carolina Freitas Schettino
  • Lázaro Chaves Sicupira
  • Flaviano Oliveira Silvério
Modalidade
Resumo
Área temática
Contaminantes emergentes e Agrotóxicos
Data de Publicação
15/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xv-laseac-x-enqamb-2024i/786278-determinacao-do-herbicida-piroxasulfona-em-amostras-de-mel-utilizando-a-extracao-liquido-liquido-com-purificacao-
ISBN
978-65-272-0404-6
Palavras-Chave
Piroxasulfona, Herbicidas pirazois, ELL-PBT, Contaminação de mel.
Resumo
A piroxasulfona é um herbicida pré-emergente indicado para combater plantas daninhas em batata, café, cana-de-açúcar, soja, milho, trigo dentre outras culturas. No Brasil, este herbicida teve sua autorização de comercialização e uso em 2020, sendo classificado como um agrotóxico de baixa toxicidade a humano, porém com elevado potencial de contaminação ambiental. Devido à sua recente inserção no mercado mundial de agrotóxicos, até o momento, são raros os estudos envolvendo o desenvolvimento de métodos de extração para o monitoramento deste herbicida em matrizes ambientais como a água, o solo e o mel. Por isso, o objetivo deste estudo foi otimizar e validar a extração líquido-líquido com purificação em baixa temperatura (ELL-PBT) para determinar resíduos de piroxasulfona em amostras de mel empregando a cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM). Este método se baseia em fortificar uma amostra de 4 g de mel com a solução de trabalho do herbicida e, deixar em repouso por 1 h para evaporação do solvente e interação do analito com a matriz mel. Em seguida, adicionam-se 4,00 mL de água ultrapura no frasco para diminuir a viscosidade do mel. Posteriormente, 8,00 mL da fase extratora foram adicionadas à amostra de mel fortificada, seguida de agitação em vórtex por 1 min. O sistema foi mantido a -20 ºC por 1 h, com o objetivo de promover a separação das fases orgânica e aquosa por meio da solidificação da fase aquosa e do mel. A fase orgânica líquida foi transferida para um tubo de polipropileno contendo 0,500 g de sulfato de sódio anidro (Na2SO4), agitada em vórtex por 30 s e centrifugada a 4000 rpm por 5 min. Em seguida, 1,5 mL do extrato orgânico obtido foi transferido para um vial e analisado por CG-EM. Neste estudo, quatro fases extratoras foram avaliadas (acetonitrila, acetonitrila+acetato de etila 6,5:1,5, acetonitrila com 0,1% (v/v) de ácido fórmico e acetonitrila com 0,1% (v/v) de ácido acético). Após otimização, o método de extração foi validado em termos de seletividade, limite de quantificação, exatidão, precisão e efeito de matriz. Os resultados da otimização indicaram que, a fase extratora constituída por acetonitrila e acetato de etila atingiu as melhores taxas de recuperação (103 ± 9%) com menor número de interferentes. Os resultados de validação revelaram que a ELL-PBT foi seletiva, pois o cromatograma do extrato da matriz isenta deste herbicida não apresentou nenhum interferente no tempo de retenção da piroxasulfona. O método foi preciso e exato pois apresentou taxas de recuperação entre 101 e 111%, com desvio padrão relativo (DPR) inferior a 10%, ou seja, dentro da faixa de 70 a 120% e DPR menor que 20%, respectivamente. O limite de quantificação foi 3 µg kg-1 e a faixa de linearidade foi de 3 a 225 µg kg-1. Portanto, os dados obtidos neste estudo mostraram que a ELL-PBT é uma alternativa eficiente e segura para o monitoramento de resíduos de piroxasulfona em amostras de mel.
Título do Evento
XV LASEAC - X ENQAmb 2024.
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do XV LASEAC (Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry) & X ENQAmb (Encontro Nacional de Química Ambiental)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOZA, Lumas Soares Costa et al.. DETERMINAÇÃO DO HERBICIDA PIROXASULFONA EM AMOSTRAS DE MEL UTILIZANDO A EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO COM PURIFICAÇÃO EM BAIXA TEMPERATURA (ELL-PBT).. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xv-laseac-x-enqamb-2024i/786278-DETERMINACAO-DO-HERBICIDA-PIROXASULFONA-EM-AMOSTRAS-DE-MEL-UTILIZANDO-A-EXTRACAO-LIQUIDO-LIQUIDO-COM-PURIFICACAO-. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes