A RELEVÂNCIA DA CONFECÇÃO DE NOVAS PEÇAS ANATÔMICAS PARA A MONITORIA DE ANATOMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A RELEVÂNCIA DA CONFECÇÃO DE NOVAS PEÇAS ANATÔMICAS PARA A MONITORIA DE ANATOMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Gabriel Quadros Ximenes
  • Jonnes Libni Arcanjo Lima
  • Lucas Aragão Vieira
  • Pedro Lucas Uchoa De Oliveira
  • Isaac De Vasconcelos Ponte
  • Francisco Fidel Menezes Cavalcante
  • Lia Magalhães de Almeida
  • Miqueias Marques Braga
  • André Montezuma
  • José Carlos de Araújo Fontenele
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/703223-a-relevancia-da-confeccao-de-novas-pecas-anatomicas-para-a-monitoria-de-anatomia--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitoria, Anatomia Humana, Ensino.
Resumo
Introdução: A anatomia humana está entre as disciplinas de estudo mais importantes para o curso médico, uma vez que é uma ciência que descreve a morfologia macroscópica de tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. Na prática da anatomia, são utilizadas as peças anatômicas, exemplares reais ou réplicas sintéticas de órgãos, apêndices corporais ou até de sistemas inteiros, que visam transmitir o conhecimento ao orientar espacialmente os estudantes no corpo humano. Essas aulas práticas geralmente seguem uma conferência teórica em sala de aula, e se dão nos laboratórios morfofuncionais ou de anatomia real, com peças sintéticas ou cadáveres dissecados respectivamente. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada pelos monitores de anatomia humana do curso de medicina na confecção de novos exemplares de estudo anatômico. Relato: Durante o primeiro semestre de 2023, por iniciativa docente, a equipe de monitores da disciplina de anatomia humana foi orientada a confeccionar novos exemplares de peças anatômicas que tornassem possível o estudo prático do sistema circulatório. Essa iniciativa se deu sob a premissa de que os exemplares pré-existentes nos laboratórios eram réplicas que apresentavam o estudo de vários sistemas simultaneamente, com excesso de estruturas e informações a serem aprendidas pelos estudantes do primeiro ano do curso de medicina. Primeiramente, a peça mais utilizada para o estudo da anatomia vascular da cabeça e do pescoço é uma representação da cabeça humana com ressecção da maior parte da pele e dos tecidos subcutâneos, evidenciando músculos, vasos sanguíneos, nervos, ossos e cartilagens da cabeça e do pescoço. Já para o estudo da vasculatura do membro superior, a peça mais utilizada é uma réplica do esqueleto ósseo do braço recoberto pelas artérias e veias que o irrigam e drenam, respectivamente. Entretanto, essa peça apresenta uma série de vasos sanguíneos que não são reconhecidos pelo roteiro de práticas de anatomia, e acabam por confundir os estudantes e dificultar o aprendizado. Dessa forma, fez-se necessária a confecção de novas peças capazes de evidenciar apenas as artérias e veias de maior importância para o estudo acadêmico. Para tal, no primeiro com os monitores, o docente apresentou três réplicas ósseas que estavam guardadas no acervo e não haviam sido utilizadas ainda, sendo uma do crânio humano e duas do braço. O crânio seria utilizado na confecção de uma peça que mostrasse a irrigação superficial da face e do couro cabeludo, enquanto um dos braços mostraria a irrigação e o outro mostraria a drenagem, ambos do membro superior. No processo de construção foi utilizado barbante nas cores vermelho e azul para simular artérias e veias respectivamente; fitas adesivas de dupla face para fixar os barbantes nos ossos; e abraçadeiras de nylon para juntar dois ou mais fios de barbante, simulando anastomoses e bifurcações. O processo inteiro de confecção das peças durou alguns encontros semanais, mas foi finalizado a tempo de mostrá-las para os acadêmicos do segundo período do curso, que no momento estavam estudando o módulo “Integração dos Sistemas Humanos III: Sistema Cardiovascular”. Durante as monitorias indiretas, momentos cujo objetivo era revisar o conteúdo com os estudantes, as novas peças anatômicas foram apresentadas aos alunos, que se mostraram impressionados com o trabalho realizado pelos monitores e satisfeitos com a forma que, segundo eles, aquelas peças facilitaram a visualização das estruturas requisitadas. Atualmente as peças fazem parte do acervo dos laboratórios e estão disponíveis para as turmas subsequentes que estudarem o sistema cardiovascular. Conclusão: Em suma, a experiência de aprimorar o material de estudo visando facilitar o aprendizado e a compreensão das estruturas do sistema circulatório revelou-se um sucesso. Para os monitores, a experiência proporcionou a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em anatomia de uma maneira prática e criativa. Além disso, eles tiveram a chance de contribuir de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos colegas, o que fortaleceu sua compreensão da matéria e enriqueceu sua formação acadêmica. Por sua vez, os alunos se beneficiaram significativamente com as novas peças anatômicas. As réplicas personalizadas permitiram uma visualização mais clara das estruturas vasculares relevantes, tornando o estudo do sistema circulatório mais eficaz e acessível. A reação positiva dos estudantes e seu reconhecimento do valor dessas peças indicam que a iniciativa foi bem-sucedida em seu propósito. Assim, as novas peças anatômicas agora fazem parte do acervo dos laboratórios morfofuncionais, garantindo que futuras turmas de estudantes também possam se beneficiar dessa valiosa ferramenta de ensino. Esta experiência demonstra como a colaboração entre docentes e monitores pode resultar em melhorias significativas no processo educacional, enriquecendo a formação acadêmica e a compreensão das complexidades do corpo humano.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

XIMENES, Gabriel Quadros et al.. A RELEVÂNCIA DA CONFECÇÃO DE NOVAS PEÇAS ANATÔMICAS PARA A MONITORIA DE ANATOMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/703223-A-RELEVANCIA-DA-CONFECCAO-DE-NOVAS-PECAS-ANATOMICAS-PARA-A-MONITORIA-DE-ANATOMIA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 17/07/2025

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