A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO PROTOCOLO SPIKES E DA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE KÜBLER-ROSS NA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE CUIDADOS PALIATIVOS DA FACULDADE DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO PROTOCOLO SPIKES E DA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE KÜBLER-ROSS NA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE CUIDADOS PALIATIVOS DA FACULDADE DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA.
Autores
  • Milla Rolim Carneiro
  • Rafael Nobre Lopes
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/703128-a-importancia-do-ensino-do-protocolo-spikes-e-da-identificacao-dos-estagios-de-kubler-ross-na-graduacao--um-relat
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Reações. Protocolo SPIKES. Habilidade. Ensino. Comunicação.
Resumo
Introdução: O módulo de Habilidades e Atitudes Profissionais VII, pertencente à grade curricular do sétimo semestre do curso de medicina da universidade UNINTA, é voltado para desenvolver competências relacionadas a temas em Cuidados Paliativos, desenvolvendo habilidades de relação e comunicação com pacientes e familiares e suas reações mal adaptativas frente ao sofrimento. Dessa forma, o Protocolo SPIKES se mostrou uma forma didática e eficaz para a comunicação de más notícias, simultaneamente à compreensão das fases de Kübler-Ross de enfrentamento à morte, para que haja uma abordagem empática e efetiva. Objetivos: Relatar a experiência do ensino relacionado ao manejo de comunicação de más notícias em âmbito universitário e sua relevância. Relato: Revelar uma informação aos pacientes ou familiares que implique alguma alteração negativa na vida destes pode provocar reações emocionais intensas. Dessa forma, mostra-se necessário conhecer e ter habilidade em manejar a comunicação de forma a minimizar impactos, sendo esse um dos maiores desafios encontrado pelos médicos. Para humanizar esse momento delicado, proporcionando suporte e colaborando para estratégias futuras de adesão ao acompanhamento médico, foi desenvolvido um protocolo de 6 passos, chamado Protocolo SPIKES, visando pontuar os aspectos principais a serem seguidos rumo à uma comunicação terapêutica que minimize o impacto da má notícia. Cada letra da palavra “SPIKES” faz referência a um termo em inglês que, juntos, compreendem um passo a passo: S (Setting up) Planejamento, P (Perception) Avaliar percepção do paciente, I (Invitation) Obter o convite para o diálogo, K (Knowledge) Transmitir as informações, E (Emotions) Abordagem das emoções, S (Strategy and Summary) Traçar estratégias e avaliar o entendimento da mensagem, resumindo-a. Esse protocolo é ensinado em sala de aula, através de conferências com os docentes do módulo, e colocado em prática em diversas simulações com atores. Tais práticas ocorrem em diversos momentos durante o semestre, apresentando situações diversas, porém nas quais há sempre a necessidade do uso do protocolo de comunicação. As atitudes dos discentes são avaliadas pelos monitores e professores e, posteriormente, é repassado um feedback ao aluno, visando aperfeiçoamento e fixação da técnica. Além disso, trabalhamos na habilidade de identificação das fases de enfrentamento à morte que são geradas pela notícia, que compreende o quinto passo do protocolo SPIKES. Segundo Kübler-Ross, são compostas por: negação, revolta, barganha, depressão e aceitação, sendo esta última, a fase que se espera alcançar. O conhecimento desse tema é de suma importância para que o profissional médico possa estabelecer um vínculo de confiança e tenha entendimento de que nenhuma resposta que essas fases podem gerar é destinada diretamente a ele e, com o manejo correto, ele possa empaticamente apoiar o paciente ou familiar a chegar na aceitação, compreendendo-a. Discussão: A temática acerca da comunicação das más notícias realizada de forma eficaz e correta ainda se mostra escassa em âmbito profissional. O temor de enfrentar esse momento com o paciente faz com que muitos médicos repassem a função à terceiros. Na aprendizagem, percebe-se que até o momento do ensino da disciplina, a maioria dos alunos nunca havia tido contato nem conhecimento das fases do enfrentamento à morte e sua abordagem através do Protocolo SPIKES. Na monitoria há a dificuldade de inserir o aluno em prática no meio hospitalar, restando simular a realidade em práticas supervisionadas com atores. Porém, a falta desse convívio realista com pacientes enfermos em cuidados paliativos gera uma ansiedade e receio para quando houver necessidade de enfrentamento futuro. Dessa forma, nota-se a importância, em meio a tantos desafios, da capacitação do aluno ainda em sala de aula, de forma a abrandar a situação e gerar conhecimento, habilidades e atitudes suficientes para gerar confiança e, assim, a aceitação e ressignificação do paciente. Conclusão: Com os avanços tecnológicos no desenvolvimento da terapêutica, o aumento da expectativa de vida da população se tornou uma realidade crescente com o decorrer dos anos e, com isso, a cronificação de algumas enfermidades. Desse modo, se estabeleceu a necessidade rotineira da habilidade médica em comunicação de más notícias aos pacientes e seus familiares, tornando essencial a prática do seu ensino nas universidades de medicina. Com a monitoria em cuidados paliativos, a revisão desse exercício ficou facilitada por meio de assistência e aprimoramento da tática, visando o aperfeiçoamento da identificação e compreensão para, posteriormente à graduação, ser exercida de forma correta a fim de gerar experiências menos traumáticas, motivando a possibilidade de aceitação do ocorrido para traçar estratégias de acordo com a realidade.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARNEIRO, Milla Rolim; LOPES, Rafael Nobre. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO PROTOCOLO SPIKES E DA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE KÜBLER-ROSS NA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE CUIDADOS PALIATIVOS DA FACULDADE DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/703128-A-IMPORTANCIA-DO-ENSINO-DO-PROTOCOLO-SPIKES-E-DA-IDENTIFICACAO-DOS-ESTAGIOS-DE-KUBLER-ROSS-NA-GRADUACAO--UM-RELAT. Acesso em: 16/07/2025

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