O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA MONITORIA DE ANATOMIA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA MONITORIA DE ANATOMIA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Kim Leonard De Carvalho
  • Fernanda Mesquita Magalhães
  • André Montezuma
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/701998-o-uso-de-tecnologias-digitais-na-monitoria-de-anatomia-durante-o-periodo-da-pandemia-do-novo-coronavirus--um-rela
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Anatomia, Educação a distância, Tecnologia
Resumo
Introdução: A disciplina de Anatomia consiste em aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais com utilização de cadáveres ou peças anatômicas sintéticas. Entretanto, o uso das tecnologias digitais no ambiente educacional demonstra mudanças importantes na ampliação das possibilidades na construção do conhecimento (Baldo APV et al). O ensino presencial da Anatomia Humana é de suma importância para a sedimentação do conhecimento teórico, uma vez que inúmeras nomenclaturas anatômicas são mais bem compreendidas durante práticas com peças reais ou sintéticas. Porém, no contexto social que se deu durante a monitoria, foi de suma relevância a utilização da tecnologia como metodologia alternativa para que o conteúdo seja acessível aos alunos, e que o conhecimento fosse solidificado sem prejuízo em relação ao ensino presencial. Objetivos: Relatar a experiência de 1 ano (2020.1 e 2020.2) como monitor nas atividades de Monitoria de Anatomia Humana do curso de Medicina do Centro Universitário Inta-UNINTA, destacando a relevância do uso de tecnologias digitais para o auxílio na aprendizagem dos discentes no período da pandemia da COVID-19. Relato: O ensino moderno da Anatomia permite a utilização de ferramentas tecnológicas inovadoras no aprendizado do corpo humano (PEREIRA, 2020). No primeiro semestre de 2020, a partir do contexto pandêmico, a Monitoria de Anatomia foi adaptada para um ensino a distância. Visando uma melhor dinâmica para repassar o conteúdo teórico e prático do conteúdo de Anatomia Humana aos alunos do primeiro e segundo período do curso de Medicina, foram aderidas metodologias virtuais que pudessem ser abordadas de forma online de forma mais proveitosa possível aos alunos. Desse modo, foram utilizadas ferramentas tais como Google forms para prática de questões no mesmo formato da prova, WhatsApp para comunicação direta com alunos durante plantões tira-dúvidas, o Instagram (@monitoriadeanatomia) para curiosidades postadas no story ou feed, Google Meet para realização das aulas teóricas, casos clínicos e estudos anatômicos através de ferramentas de anatomia 3D (Anatomia-atlas 3D, Human Anatomy Atlas e Complete Anatomy), que tinham como objetivo compensar a falta das práticas nos laboratórios de anatomia. Além disso, a fim de melhorar o aprendizado e a compreensão da nomenclatura anatômica com base na visualização de sua respectiva peça, foram produzidos flash cards pelos monitores, através de imagens das peças do laboratório morfofuncional da universidade, de imagens em 2D retiradas do atlas de anatomia humana e imagens 3D retiradas dos aplicativos de anatomia humana. Discussão: Os estudantes de medicina demonstram dificuldade em compreender a anatomia tridimensional (3D) a partir de imagens gráficas, como as apresentadas em livros didáticos ou PowerPoint (Zhao J et al). Com o avanço das tecnologias, ferramentas virtuais podem complementar o ensino presencial, ganhando grande visibilidade e aceitação. Esse método melhora a forma de ensinar e a experiência em aprender (Janssen et al., 2015; Peter & Azu, 2015; Dankbaar et al., 2017; Green et al., 2017). A motivação por este estudo surgiu da necessidade de formas de aprendizado mais interativas em aulas práticas na disciplina de anatomia e fisiologia humanas, uma vez que os alunos recebem um vasto conhecimento e uma enorme curiosidade e ansiedade para absorver esse conhecimento, os aplicativos funcionam como uma alternativa, dinâmica e visual de auxílio na memorização de imagens e desenhos da anatomia humana (Baldo APV et al). Com isso, faz jus ao bom aceite por parte dos alunos com as metodologias implementadas, que após as aulas de monitoria deram feedbacks positivos nos questionários de satisfação aplicados pelos monitores, do qual 85, 71% avaliaram como “ótimo” a monitora e a clareza dos objetivos do vídeo, 78,57% apreciaram a organização da aula com “ótimo” e afirmaram que os vídeos ajudaram a entender melhor o conteúdo, e por fim, 100% consideraram o ritmo dos vídeos “confortável”. A implementação de uma metodologia mais ativa e prática, com visualização de estruturas através de aplicativos tridimensionais e a utilização de flash cards foram elogiados pela grande maioria dos alunos, devido à fácil acessibilidade e enorme potencial de aprendizado. Conclusão: A implementação de tecnologias digitais proporcionou ganho aprendizado do conteúdo, melhor auxílio na correlação teórico-clínica e possibilitou revisões teóricas dos alunos. Além disso, os monitores puderam fortalecer seus conhecimentos teóricos da disciplina e adquirir novas habilidades com a utilização de ferramentas distintas para apresentar o conteúdo teórico-prático e desenvolver habilidades inerentes à docência.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Kim Leonard De; MAGALHÃES, Fernanda Mesquita; MONTEZUMA, André. O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA MONITORIA DE ANATOMIA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/701998-O-USO-DE-TECNOLOGIAS-DIGITAIS-NA-MONITORIA-DE-ANATOMIA-DURANTE-O-PERIODO-DA-PANDEMIA-DO-NOVO-CORONAVIRUS--UM-RELA. Acesso em: 03/08/2025

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