MAPAS-MENTAIS COMO MÉTODO DE ESTUDO EM PSICOPATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
MAPAS-MENTAIS COMO MÉTODO DE ESTUDO EM PSICOPATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Áviler Feijó De Araújo Guanabara
  • Gândara Blenda Firmo Mouta
  • Georgia Velozo Andrade Costa
  • Francisco Wilton Freitas Queiroz Filho
  • Raissa Maria Frota de Aguiar Silva
  • Maria Clara Bonfim Cavalcante
  • Walter De Sa Roriz Filho
  • Rafael Nobre Lopes
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/701764-mapas-mentais-como-metodo-de-estudo-em-psicopatologia--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Formação médica, Psicopatologia, Psiquiatria
Resumo
Introdução: O módulo de psicopatologia, ministrado no sexto semestre, se mostra de grande importância na introdução sobre o estudo dos transtornos mentais, pois a psiquiatria busca entender como o paciente se relaciona com sua realidade, abordando terapeuticamente o que causa sofrimento no indivíduo e nas pessoas ao seu redor. Dessa forma, a maior parte da disciplina de psicopatologia é diferente dos padrões médicos que os estudantes estão habituados a estudar até então. Diante disso, se faz de suma importância buscar meios que facilitem esse estudo, como os mapas mentais. Objetivos: Relatar a experiência dos monitores de psicopatologia do Centro Universitário INTA – UNINTA, durante os semestres 2023.1 a 2023.2. Relato: A monitoria de psicopatologia possibilita um complemento no aprendizado dos discentes colaborando com o aperfeiçoamento do ensino do módulo. Os temas foram divididos entre os monitores, e foram trabalhados e apresentados aos alunos do módulo de maneira que permitisse um aprofundamento e, também, resolução de dúvidas. Adiante, foram produzidos materiais referentes a cada conteúdo, sendo um deles os mapas-mentais, que com uma linguagem simples conseguem agregar bastante conhecimento em pouco espaço. Mapas-mentais são uma forma de explanação de informações utilizando um esquema visual com conceitos que se interligam e são relacionados. O foco dos mapas-mentais produzidos pela monitoria era trazer palavras-chave que se ligavam entre si por uma lógica que, à medida que fossem estudados e revisados, os estudantes pudessem visualizar o conteúdo de forma sistemática, de maneira a facilitar o aprendizado. Após a aplicação do OSCE simulado realizado com os estudantes, surgiram muitas dúvidas, e os mapa-mentais puderam ajudá-los a diferenciar alguns conceitos que têm similaridade, assim como a fixar o conteúdo. Discussão: As produções de mapas-mentais e outros materiais da monitoria agregaram bastante valor para o aprendizado dos estudantes e dos próprios monitores, alguns se interessaram a ponto de se inscrever para participar também da monitoria e, além disso, a maioria dos estudantes presentes na monitoria são alunos do oitavo semestre. Como um dos módulos que o compõe é a psiquiatria, este foi um fator favorável aos estudos desses estudantes. Conclusão: As atividades da monitoria, juntamente com a produção de materiais, foi de suma importância na melhora das habilidades médicas dos estudantes envolvidos, colaborando para uma melhor aproximação com o campo da saúde mental na carreira médica e aperfeiçoando a visão da clínica de pacientes psiquiátricos
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUANABARA, Áviler Feijó De Araújo et al.. MAPAS-MENTAIS COMO MÉTODO DE ESTUDO EM PSICOPATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/701764-MAPAS-MENTAIS-COMO-METODO-DE-ESTUDO-EM-PSICOPATOLOGIA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes