ADVERSIDADE DOS ALUNOS AO LIDAREM COM CENÁRIOS INCOMUNS NO ATENDIMENTO MÉDICO NA MONITORIA DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS IV: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
ADVERSIDADE DOS ALUNOS AO LIDAREM COM CENÁRIOS INCOMUNS NO ATENDIMENTO MÉDICO NA MONITORIA DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS IV: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Gabryela Brandão
  • Maria da Conceição Azevedo Frota Mont Alverne
  • Petrônio Pinto Dias
  • Laura Maria Rodolfo Castro Moura
  • Lorrana Tíssia Araújo Sampaio
  • Edival Correia Braga
  • fernanda oliveira alves
  • Maria Eduarda Oliveira Carneiro
  • Lívia Maria Martins Nobre
  • Niedja Maruccy Gurgel da Cruz Grangeiro
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/701763-adversidade-dos-alunos-ao-lidarem-com-cenarios-incomuns-no-atendimento-medico-na-monitoria-de-habilidades-e-atitu
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Palavras-chave: Monitoria. Adversidade. Medicina.
Resumo
Adversidade dos alunos ao lidarem com cenários incomuns no atendimento médico na monitoria de Habilidades e Atitudes Profissionais IV: Um relato de experiência Gabryela Brandão Azevedo Silva1*, Niedja Maruccy2. 1Discente do curso de Medicina do Centro Universitário INTA – UNINTA; 2Docente do curso de Medicina do Centro Universitário INTA – UNINTA. Centro Universitário INTA – Campus Sobral. *E–mail: gabryelabo@gmail.com Introdução: A formação médica é um processo complexo que inclui aprender conhecimento científico, aprender a interagir com outras pessoas e tomar decisões clínicas. Os alunos de medicina frequentemente se deparam com situações incomuns que exigem respostas rápidas e adaptativas. Este relato descreve as dificuldades que os alunos enfrentam quando estão em situações clínicas não convencionais sob o olhar de um monitor. Ele também examina os fatores que contribuem para essas dificuldades e reflete maneiras de melhorar a preparação dos futuros médicos. Objetivo: Relatar as adversidades lidadas pelos estudantes de medicina na interação com pacientes complexos, abordar os fatores para essas dificuldades e instruir de forma adequada as ações que os estudantes terão para lidar com situações desafiadoras. Relato: O programa de monitoria no módulo de Habilidades e Atitudes Profissionais IV(HAPIV) proporciona aos alunos aprendizado de como lidar com pacientes e situações diferentes das habituais do cotidiano, preparando-os para terem a melhor e mais correta conduta. Assim, os monitores utilizam do aprendizado ao vivenciarem o módulo e do aprendizado do cotidiano vivido em cada módulo subsequente podendo oferecer exemplos de situações e ações realizadas em cada momento. Na monitoria de HAP IV, a avaliação ocorre por meio de simulações nas quais os monitores são instruídos pela professora Niedja Maruccy, a agirmos em cenários de situações que fogem do habitual, podemos assim, avaliar através do checklist a linguagem, postura, acolhimento, vestimenta e etc. Ao final, é transmitido um feedback, no qual serve para instruir o aluno em seus erros e que também é utilizado como avaliação a receptividade de tal. A monitoria é enriquecedora não apenas para os alunos, mas também para o monitor que sempre aprende algo com as atitudes e habilidades dos alunos, nos ensinando como sermos estudantes de medicina e futuros médicos humanos. Discussão: As situações clínicas que não se encaixam nos padrões convencionais de diagnóstico e tratamento são frequentemente encontradas pelos alunos de medicina. Os alunos podem encontrar comportamentos ou apresentações clínicas incomuns, o que torna esses cenários incomuns desconcertantes. A falta de exposição a esses casos durante a formação inicial pode causar ansiedade, incerteza e confiança na tomada de decisões. A falta de experiência prática em circunstâncias incomuns pode piorar as dificuldades dos alunos. Eles podem achar que não estão preparados para lidar com a complexidade e a falta de familiaridade, o que pode levar a hesitação e dificuldade em descobrir quais são os próximos passos apropriados. Além disso, a pressão de demonstrar competência aos colegas e preceptores pode tornar os alunos mais inseguros. Conclusão: A preparação dos alunos de medicina para lidar com situações incomuns no atendimento médico é fundamental para sua formação e futura prática clínica. Em resposta às dificuldades enfrentadas pelos alunos de medicina do UNINTA durante o módulo de Habilidades e Atitudes Profissionais IV (HAP IV), é possível implementar estratégias de ensino que forneçam aos alunos as habilidades necessárias para lidar de forma eficaz com situações clínicas não convencionais. Uma formação mais completa e a confiança necessária para lidar com problemas médicos variados podem ser alcançadas por meio da participação em simulações, casos clínicos complexos e pesquisa independente. Os médicos com essas técnicas serão mais preparados para lidar com situações inesperadas e fornecer cuidados de alta qualidade aos pacientes.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRANDÃO, Gabryela et al.. ADVERSIDADE DOS ALUNOS AO LIDAREM COM CENÁRIOS INCOMUNS NO ATENDIMENTO MÉDICO NA MONITORIA DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS IV: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/701763-ADVERSIDADE-DOS-ALUNOS-AO-LIDAREM-COM-CENARIOS-INCOMUNS-NO-ATENDIMENTO-MEDICO-NA-MONITORIA-DE-HABILIDADES-E-ATITU. Acesso em: 10/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes